Seu Switch 2 pode não aguentar o verão brasileiro, diz a Nintendo; entenda


A Nintendo pediu aos jogadores que tenham cautela ao usar o Nintendo Switch 2 em locais com altas temperaturas. Após vários relatos de usuários, sobretudo no Japão, sobre superaquecimento do console, a empresa emitiu um alerta para que se evite jogar ao ar livre em dias muito quentes, já que o sistema pode apresentar falhas de funcionamento em ambientes com temperatura superior a 35 °C. Dessa forma, o Nintendo Switch 2 pode não aguentar o verão brasileiro, já que os termômetros costumam ultrapassar essa marca em diversas regiões do país durante a estação.
Por exemplo, em novembro de 2024, a cidade do Rio de Janeiro atingiu a marca de 43 °C, de acordo com a estação meteorológica de Guaratiba. Mesmo que tenha sido fora da época de veraneio, este período do ano é conhecido pelo calor extremo em diversos estados, que costumam passar tranquilamente dos 35 °C na temperatura ambiente. O TechTudo entrou em contato com a Nintendo para saber mais sobre os riscos aos consumidores do Nintendo Switch 2 no verão brasileiro, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. Saiba mais sobre o caso abaixo:
🎮 Esses jogos melhoraram muito no Nintendo Switch 2, garantem os jogadores
➡️ Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Nintendo Switch 2 superaquecendo? Nintendo faz alerta a jogadores
Daniel Trefilio/TechTudo
👉 Quais são seus clássicos preferidos do Super Nintendo? Comente no Fórum do TechTudo
Initial plugin text
Como o calor pode superaquecer o Nintendo Switch 2?
O superaquecimento do Nintendo Switch 2 pode comprometer o desempenho do console, causando quedas de FPS, travamentos e desconforto ao manusear o dispositivo, além de ruídos provocados pela aceleração do sistema de resfriamento. Segundo informações do Nintendo Soup, o problema pode atingir tanto jogos pesados, como Cyberpunk 2077, quanto títulos mais leves, como Pokémon Scarlet e Violet.
Diante dos relatos, uma conta oficial da Nintendo no X (antigo Twitter) se manifestou. “Usar o Nintendo Switch ou o Nintendo Switch 2 em um ambiente quente pode fazer com que o console esquente. Isso pode causar mau funcionamento, então use-o em um local entre 5 °C e 35 °C”, alertou ao mencionar uma recente onda de calor ocorrida durante o verão no Japão.
Initial plugin text
Como evitar superaquecimento do Nintendo Switch 2
Há algumas medidas que podem ser adotadas para evitar o superaquecimento do Switch 2, como mantê-lo em áreas com ar-condicionado ou bem ventiladas, ou seja, com as entradas e saídas de ar desobstruídas. É essencial garantir que as aberturas do aparelho não fiquem cobertas, evitando, assim, que o calor se acumule e não seja dissipado adequadamente pela ventoinha.
O Nintendo Switch 2 já se consolidou como sucesso de vendas, com mais de seis milhões de unidades comercializadas nas sete semanas seguintes ao seu lançamento global, ocorrido em 5 de junho. No Brasil, o console está disponível em lojas online como Amazon e Mercado Livre, com preços a partir de R$ 4.852 no modelo padrão e R$ 4.435 na versão que acompanha o jogo Mario Kart World.
Com informações de Game Rant, Insider Gaming e NintendoSoup
Nota de transparência: o TechTudo mantém uma parceria comercial com lojas parceiras. Ao clicar no link da varejista, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes a agosto de 2025.
Nintendo Switch 2 vale a pena mesmo? Veja vantagens e desvantagens!
Mais do TechTudo
Nota de transparência: o TechTudo mantém uma parceria comercial com lojas parceiras. Ao clicar no link da varejista, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes ao mês de agosto de 2025.