Será possível ver o alinhamento de seis planetas no céu no domingo (10)

Um raro evento astronômico poderá ser observado no céu neste domingo (10). Trata-se de um alinhamento planetário em que seis astros do Sistema Solar poderão ser vistos simultaneamente no horizonte.

De acordo com a NASA, o fenômeno ocorre porque os planetas orbitam o Sol em um plano ligeiramente inclinado, com formato semelhante ao de um disco. Como observamos esse plano de dentro, a partir da Terra, ele nos aparece como uma linha no céu — conhecida pelos astrônomos como eclíptica ou plano eclíptico.

Alinhamento planetário
No alinhamento planetário, planetas aparecem no céu em uma linha eclíptica (NASA/Preston Dyches)

A agência espacial norte-americana destaca que alinhamentos planetários não são incomuns quando envolvem até cinco planetas. No entanto, a possibilidade de observar seis astros de uma só vez torna este evento especial.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Embora não sejam eventos únicos na vida, os desfiles planetários oferecem uma oportunidade incomum de olhar para cima e apreciar nosso lugar no Sistema Solar, com mundos diversos espalhados pelo céu diante de nossos olhos”, ressalta a NASA em seu site.

Planetas visíveis no alinhamento de domingo

Os planetas que poderão ser observados alinhados no céu no domingo são:

O melhor momento para observação será antes do amanhecer, entre 4h e 5h30. Netuno e Saturno serão os primeiros a se posicionar, seguidos por Urano. Em seguida, será a vez de Júpiter e Vênus, com Mercúrio aparecendo por último.

Quatro desses planetas poderão ser vistos a olho nu — Mercúrio, Vênus, Júpiter e Saturno —, enquanto Urano e Netuno exigirão o auxílio de binóculos ou pequenos telescópios.

Alinhamento planetário
Melhor momento para visualizar o alinhamento planetário será antes do amanhecer (Flickr/anttler)

Para a melhor visualização, com ou sem instrumentos ópticos, é recomendável se deslocar para locais afastados de áreas urbanas, longe da poluição luminosa.

Mas não se preocupe se não conseguir acompanhar o alinhamento no dia 10: os astrônomos preveem que o fenômeno também será especialmente visível no céu em 23 de agosto.

Leia mais: 

VÍDEO | COMO VE UM ECLIPSE SOLAR EM SEGURANÇA

Leia a matéria no Canaltech.