bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 10:02
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Senado dos EUA aprova projeto de lei para divulgação dos arquivos de Epstein

O Senado dos Estados Unidos aprovou, por unanimidade, um projeto de lei que obriga as autoridades a tornar públicos os arquivos do caso do falecido criminoso sexual Jeffrey Epstein. A proposta de lei será enviada ao gabinete de Donald Trump para sua promulgação.

A lei aprovada pelo Congresso dos EUA obriga o Departamento de Justiça a publicar documentos não confidenciais da investigação sobre o financista e sua morte na prisão. Isso foi possível após os democratas, acompanhados por um pequeno grupo de dissidentes republicanos, conseguirem levar a legislação à votação na Câmara, apesar da veemente oposição de Trump e dos líderes do Partido Republicano.

Pressão para a divulgação dos arquivos

A pressão para a divulgação dos arquivos aumentou após a reabertura do governo federal, que possibilitou a posse da deputada Adelia Grijalva. Além disso, a divulgação de e-mails de Epstein obtidos por meio de liminar pelo Comitê de Supervisão da Câmara também aumentou a pressão sobre Trump e os republicanos.

Os e-mails mostram que o presidente é citado mais de 1,6 mil vezes e que Epstein diz que Trump sabia de seus crimes e passou horas com uma das vítimas. No entanto, Trump nega qualquer conduta criminosa e considera o assunto uma “farsa”.

Reações ao projeto de lei

A votação desta terça reforça as exigências para que o Departamento de Justiça divulgue os arquivos do caso de Epstein. Trump afirmou ter rompido relações com Epstein há anos, mas tentou durante meses contornar as pressões pela divulgação dos documentos.

Muitos na base republicana continuam a exigir a divulgação dos arquivos. Para aumentar essa pressão, várias sobreviventes dos abusos de Epstein compareceram ao Capitólio para pressionar pela divulgação dos arquivos.

Os líderes republicanos descartaram a medida como uma “votação política para inglês ver”, orquestrada por democratas que apenas fingiam interesse no caso Epstein na esperança de prejudicar politicamente Trump.

  • O projeto de lei foi aprovado por unanimidade no Senado dos EUA.
  • A lei obriga o Departamento de Justiça a publicar documentos não confidenciais da investigação sobre Epstein.
  • A pressão para a divulgação dos arquivos aumentou após a reabertura do governo federal e a divulgação de e-mails de Epstein.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link