Se você lembra desses sites, sua infância foi digital raiz; confira lista


Orkut, Bate-papo UOL, Tumblr e Fotolog são exemplos de sites que fizeram sucesso ao longo dos anos 2000 e que até hoje são lembrados pelos internautas. Na época, começava a se forma a geração de usuários que passaria a fazer mais acesso à Internet no dia a dia, mesmo com diversas limitações em relação ao uso da web, como a rede discada. Para você matar as saudades, o TechTudo preparou uma lista com sete programas que foram muito populares na Internet dos anos 2000. A seguir, relembre mais detalhes sobre os sites.
🔎5 apps que você usava todo dia, mas já não lembra mais
🔔Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Lista aponta sete sites que fizeram muito sucesso na Internet antigamente
Reprodução/Redes Sociais
📝Como reconhecer site confiável para comprar online?
1. Orkut
Comunidade ‘Eu odeio acordar cedo’ no Museu do Orkut
Reprodução/Orkut
Lançado em 2004 pelo turco Orkut Büyükkökten, o Orkut foi uma rede social extremamente popular que rapidamente se tornou um fenômeno no Brasil. Isso porque o país concentrou cerca de 50 milhões de usuários ativos na plataforma que era febre entre os internautas. Na época, a interação online com outras pessoas marcou a entrada de muitos brasileiros no universo das redes sociais, algo que foi consolidado com a chegada de outras plataformas, como Facebook e Instagram.
O Orkut tinha diversos recursos marcantes, como as famosas “Comunidades”, que reuniam pessoas com interesses em comum, e os “Depoimentos”, nos quais os amigos podiam deixar mensagens uns para os outros de maneira pública no perfil da pessoa, que acumulava mensagens e tornava-se mais popular na rede social. Além disso, o Orkut oferecia vários jogos para entreter os usuários, como Mini Fazenda, Colheita Feliz, Café Mania e muito mais. A rede social chegou ao fim em 2014.
2. Fotolog
Efeitos e edições de gosto duvidoso nos tempos áureos do Fotolog
Reprodução/ Taysa Coelho
Muito antes do Instagram, o Fotolog surgiu em 2002 e foi um dos pioneiros no nicho de redes sociais para compartilhar fotos. Basicamente, o site era um “avô” do Instagram. Porém, ele tinha as limitações tecnológicas da época, como câmeras e dispositivos que não eram modernos e potentes como os que existem hoje, e nem tantos recursos como os que estão disponíveis nas plataformas mais modernas. De todo modo, o site popularizou-se rapidamente.
Vale lembrar que os usuários que tinham contas gratuitas no Fotolog podiam publicar somente uma foto por dia, sendo que ela podia receber comentários dos amigos, assim como acontece no Instagram, por exemplo. Contudo, esses comentários eram limitados no plano grátis. Além disso, a rede social também tinha vários recursos de edição de imagens, incluindo os efeitos. O Fotolog foi desativado em 2019.
3. Bate-papo UOL
No Bate Papo UOL, o usuário pode entrar em diferentes salas para conversar
Divulgação/UOL
O Bate-papo UOL foi um dos principais canais de comunicação da internet brasileira nos anos 2000. Na época, ele permitia que os usuários conversassem em grupos ou de maneira privada, ou seja, era como um ponto de encontro virtual, seja para amizades ou relacionamentos amorosos, como um “Tinder dos anos 2000”. Um dos maiores destaques era a possibilidade de interagir com pessoas de diferentes lugares do país.
O site era gratuito e dividido em salas temáticas, como namoro, amizade, sexo e religião. Além disso, era possível participar de conversas em grupo anonimamente. Embora muitas pessoas acreditem que o site tenha ficado no passado, na verdade, ele existe até hoje e pode ser acessado gratuitamente ou com uma assinatura VIP a partir de R$ 5,90 por mês, que desbloqueia alguns benefícios, como bloqueio de anúncios e personalização do perfil.
4. IG (Internet Group)
Era possível configurar o e-mail iG no Outlook Express
Divulgação
Outro site bastante popular nos anos 2000 era o iG (Internet Group). Fundado em 2000, o iG marcou uma geração de internautas, pois oferecia acesso gratuito à internet discada no Brasil. Além disso, ele também era um portal de notícias de editorias diversificadas, como economia, esportes e entretenimento e continua ativo até hoje. Sendo assim, a plataforma se consolidou como uma das principais fontes de informação online na época.
Vale lembrar que o iG também tinha um serviço que oferecia um clássico e-mail gratuito, bastante popular entre os internautas. Contudo, atualmente os e-mails do iG são pagos. Portanto, o iG teve um papel importante na democratização da internet no Brasil, tornando o acesso mais acessível e impulsionando o jornalismo online em uma época em que a conectividade era muito mais difícil do que hoje.
5. Kibe Loco
Kibe Loco era um blog humorístico criado por Antonio Tabet
Reprodução/TechTudo
Mais um clássico dos anos 2000 foi o Kibe Loco, site lançado em 2002 pelo humorista Antonio Tabet. O blog ganhou força na internet naquela época, e rapidamente virou um sucesso na web, sobretudo devido às montagens, piadas e comentários sobre diversos assuntos em alta, o que garantia cada vez mais audiência ao blog.
Dessa forma, o Kibe Loco foi um dos primeiros sites a explorar o potencial do humor na Internet, gerando conteúdo viral e influenciando o surgimento de outros blogs e canais neste nicho. O blog chegou a ser hospedado nos sites de grandes veículos de comunicação, como Globo e Record. Após anos de muito sucesso, o Kibe Loco foi retirado do ar em 2020.
6. Tumblr
Página inicial do Tumblr
Reprodução/Lívia Dâmaso
Mais uma plataforma que marcou os internautas foi o Tumblr, lançado em 2007, que se tornou muito popular na web, especialmente por funcionar como uma mistura de blog e rede social. Na prática, era possível publicar textos, fotos, vídeos, links e GIFs, além de personalizar o layout conforme as preferências do usuário. Com isso, as pessoas podiam soltar a criatividade, além de interagir umas com as outras ao curtir, comentar e compartilhar posts.
Desse modo, o Tumblr se destacou por formar “fandoms” (comunidades de fãs), difundir tendências de moda, decoração, comportamentos e estéticas, marcando a cultura jovem daquela época. Vale ressaltar que o Tumblr ainda existe e, em 2023, a plataforma recebeu otimizações e passou a ter uma interface parecida com o X (Twitter).
7. 4Shared
O 4Shared também era bastante conhecido entre os internautas nos anos 2000. Lançado em 2005, o site funcionava como uma biblioteca de conteúdos, sendo que era possível fazer o download de músicas, vídeos e softwares. Além disso, a plataforma também servia como nuvem para salvar os arquivos. Embora atualmente existam muitas possibilidades de acessar esses materiais, na época, o 4Shared era uma inovação.
Afinal, a plataforma era uma das principais ferramentas para os internautas encontrarem e baixarem conteúdos de graça, em uma época em que ainda não existiam vários serviços de streaming, como acontece atualmente. Por isso, o 4Shared se tornou sinônimo de “baixar música” para muitos usuários, apesar dos riscos de fazer downloads de arquivos com qualidade ruim ou versões indesejadas.
Acesso a aba de músicas do 4Shared
Reprodução/Marvin Costa
Com informações de TechTudo (1, 2, 3, 4 e 5) e Wikipedia.
Mais do TechTudo
Veja também: Orkut vai voltar? Criador da rede revela detalhes para o TechTudo
Orkut vai voltar? Criador da rede revela detalhes para o TechTudo