bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 08:21
Temperatura: -7.3°C
Probabilidade de chuva: 0%

Novo Sistema de Monitoramento de Radiação na Santa Casa

A Santa Casa de Porto Alegre está adotando um novo sistema de monitoramento de exposição à radiação em tempo real, desenvolvido por acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2020. Esse sistema utiliza um dosímetro eletrônico que permite monitorar os níveis de exposição dos profissionais que atuam em áreas com radiação de forma imediata.

De acordo com a supervisora de Proteção Radiológica da Santa Casa, Laura Derengoski Moras, esse equipamento representa um grande avanço na proteção dos profissionais expostos à radiação ionizante. “Os dosímetros convencionais não fornecem informações sobre a dose de exposição de forma imediata, pois precisam ser submetidos à leitura após um mês de uso”, explica Laura. “Agora, podemos monitorar nossos profissionais em cada procedimento, avaliando cada caso e cada equipamento, o que nos permite orientar as condutas para otimizar a exposição em tempo real”, acrescenta a gerente de Gestão de Pessoas, Marluci Reche.

Os benefícios desse sistema vão além da proteção dos colaboradores. A equipe recebe feedback instantâneo sobre a exposição, o que permite ajustar técnicas, posicionamento do paciente e até mesmo a duração dos procedimentos em tempo real, com o objetivo de reduzir a dose entregue sem comprometer a qualidade da imagem diagnóstica. Isso é possível graças à tecnologia desenvolvida pela empresa VanellusRad, que surgiu no Instituto de Física da UFRGS.

Em 2023, a Santa Casa, por meio do programa de aceleração do Banco Regional do Estado, foi responsável por testar e validar o produto nas áreas com exposição à radiação da instituição. A inovação reforça o monitoramento já realizado de acordo com todas as normas de segurança da Santa Casa e fortalece o desenvolvimento de pesquisas e capacitações práticas em Segurança e Proteção Radiológica.

Alguns dos principais pontos sobre o novo sistema de monitoramento de radiação incluem:

  • Monitoramento em tempo real dos níveis de exposição à radiação;
  • Ajuste de técnicas e procedimentos para reduzir a dose entregue;
  • Fortalecimento do desenvolvimento de pesquisas e capacitações práticas em Segurança e Proteção Radiológica.

Este conteúdo pode conter links de compra.