O Sabará Hospital Infantil, especializado no atendimento pediátrico, acaba de receber o selo Ouro pela Extracorporeal Life Support Organization (ELSO) sendo o primeiro do Brasil e o único exclusivamente pediátrico na América Latina.
Com essa certificação o Sabará se torna o único Hospital do Brasil a seguir os processos de ECMO – oxigenação por membrana extracorpórea – em total conformidade com os da Organização que é referência nesse tipo de serviço na Pediatria.
A ELSO atua em mais de 50 países ao redor do mundo, sendo que, entre os hospitais associados na América Latina um centro no Equador tem o selo Prata, um centro na Colômbia e outro no México possuem o selo Ouro (hospitais gerais). No Brasil são 20 centros associados, sendo três com selo Prata além do Sabará, que agora conquistou o selo Ouro.
A ECMO é um procedimento que deve ser utilizado apenas quando o tratamento convencional não obteve respostas. Pode ainda ser utilizado em situações de pós-operatório de cirurgia cardíaca, doenças pulmonares graves, traumatismos graves, insuficiência circulatória e infecção graves.
Um dos principais dispositivos de suporte de vida extracorpóreo utilizado atualmente, a ECMO conta com uma tecnologia sofisticada, que funciona como um coração ou pulmão artificiais, usando um circuito de tubos, bomba, oxigenador e aquecedor que ficam instalados fora do corpo do paciente.
“A ECMO é um procedimento altamente complexo e, no âmbito pediátrico, é ainda mais necessário ter uma equipe qualificada para realizar a técnica de forma adequada, garantindo toda a segurança ao paciente durante o processo. No Sabará, todos os profissionais envolvidos são treinados e estão aptos a atuar em qualquer situação durante o procedimento”, explica o gerente médico a Unidade de Terapia Intensiva, o pediatra Nelson Kazunobu Horigoshi.
A equipe de ECMO do Sabará hospital infantil já é reconhecida por sua excelência e, a convite participou do 18º Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva Pediátrica, que aconteceu esse mês para abordar sobre o tema para um quórum de especialistas em saúde infantojuvenil.
“Fomos convidados pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) para fazemos parte de um curso de capacitação de intensivistas pediátricos em suporte de ECMO, contribuindo para o aperfeiçoamento de outros especialistas nessa área tão necessária para o cuidado infantil”, explica Thais Franco, Diretora do programa de ECMO do Sabará Hospital Infantil.
Primeiro hospital privado com UTI pediátrica
O Sabará Hospital Infantil foi o primeiro hospital privado a fundar uma UTI exclusivamente pediátrica, em 1974. Com os recursos e equipamentos necessários para o atendimento de recém-nascidos até adolescentes, um dos diferenciais da nossa UTI também é o alto nível de especialização dos profissionais e a continuidade do tratamento que é feita por uma equipe multiprofissional completa.
Em 2022, ano em que o Sabará Hospital Infantil, completou 60 anos, recebeu pela 4ª vez consecutiva a acreditação pela Joint Commission International, (JCI) – o mais importante órgão acreditador de qualidade, mostrando o comprometimento e excelência no atendimento de pediátrico.