Enquanto o mundo ainda não consegue colocar as mãos no MSI Claw A8, equipado com Ryzen Z2 Extreme, os chineses têm divulgado diferentes testes com o novo console portátil, o primeiro com essa APU mobile. Um desses testes coloca o dispositivo frente a frente com o modelo equipado com Intel Core Ultra 7 258V, que fica cerca de 8% atrás da solução da AMD em jogos em 17W de operação.
- Vale a pena comprar um Steam Deck?
- Steam Deck × ROG Ally × Legion Go | Qual é o melhor portátil da atualidade?
Publicado no fórum Bilibili, o teste mostra que o MSI Claw A8 com Ryzen Z2 Extreme supera o modelo com CPU Intel em praticamente todos os jogos testados em 17W. A vantagem em FPS médio chega a 7 FPS em Resident Evil Village e Mount & Blade 2: Bannerlord. Em Far Cry 6 e Hitman 3, existe um empate técnico, enquanto nos outros jogos a vantagem é de 2 a 5 FPS.
Os resultados dos benchmarks também mostram os FPS 1% low, que são aquelas quedas perceptíveis de FPS. Nesse caso, o Ryzen Z2 Extreme se distancia ainda mais em alguns cenários. A diferença com o Core Ultra 7 258V do MSI Claw A8+ pode chegar a quase 20 FPS em Assassin’s Creed Shadows, 8 FPS em Cyberpunk 2077 e 7 FPS em Far Cry 6.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Desempenho dos MSI Claw em 30W
Já nos testes com os SoCs operando em 30W, o MSI Claw A8 se distancia ainda mais do Claw A8+. A APU da AMD consegue entregar até 10 FPS mais nas médias em alguns títulos. O Core Ultra 7 258V supera o Ryzen Z2 Extreme por 2 FPS em três jogos, o suficiente para considerarmos um empate técnico.
Com TDP em 17W, a vantagem média do console portátil com chip da AMD é de 8,5%, enquanto em 30W cai para 6%. Essa faixa de operação é o equilíbrio para quem quer maior duração de bateria sem perder desempenho. Mas, como é possível ver, média de 60 FPS não é uma realidade nessa faixa de consumo, até mesmo em 30W, com exceção de RE Village.
O MSI Claw A8 com Ryzen Z2 Extreme está disponível no mercado chinês já há algumas semanas e ainda não tem data para uma disponibilidade global divulgada. O Lenovo Legion Go 2, outro console portátil com o mesmo hardware, já apareceu em testes recentes, mas também não tem data de lançamento. Por último, o ROG Xbox Ally é mais um modelo com esse chip, e também mais um que não tem data de lançamento.
Veja mais do CTUP:
- Nintendo Switch 2 x Steam Deck: qual é o melhor portátil?
- Review Steam Deck | PC e console portátil num só aparelho
- Review Lenovo Legion Go | Evolução dos portáteis, mas refém do sistema
Leia a matéria no Canaltech.