Os carros elétricos têm recursos tecnológicos que tornam a condução muito diferente em relação ao que estamos acostumados quando dirigimos veículos tradicionais, a combustão. O e-pedal é um deles e, apesar de ser bastante “amado” pelos motoristas, está com os dias contados — por razões ligadas à segurança.
O e-pedal, para quem nunca ouviu falar, é o principal responsável pelo fato de os carros elétricos desgastarem muito menos os freios que os modelos a combustão. Afinal, ao utilizar essa tecnologia, o motorista consegue alcançar até a parada total do veículo apenas aliviando o pé do acelerador, sem precisar sequer encostar no freio propriamente dito.
Essa comodidade, porém, tem levantado preocupações e, por conta delas, tem data para mudar. Pelo menos foi isso o que a imprensa chinesa noticiou nesta quarta-feira (16), com base em um novo relatório do Ministro da Indústria e Tecnologia da Informação do país.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O documento, intitulado “Requisitos técnicos e métodos de teste para sistemas de frenagem de automóveis de passageiros” , aborda a evolução dos carros eletrificados e dos sistemas de inteligência dos veículos, e o quanto isso impacta na segurança e no modo de dirigir. A conclusão? É preciso mudar urgentemente para evitar possíveis tragédias.
Por que o e-pedal é perigoso?
De acordo com o órgão chinês, a calibração atual com que a função e-pedal sai de fábrica nos carros causou um efeito indesejável nos motoristas: o excesso de confiança na tecnologia.
Segundo o ministério, o fato de tirar o pé do pedal ocasionar a parada total do veículo acabou acostumando os motoristas a não utilizarem mais o freio em si. Isso, na visão das autoridades, é perigoso, pois, em determinados casos, a desaceleração originada pelo e-pedal pode não ser suficiente para evitar acidentes, às vezes fatais.
A solução encontrada pelo órgão chinês é bastante clara, e irá impactar todas as montadoras de carros elétricos do país: “a nova norma estipula que, no estado padrão, o veículo não pode ser desacelerado até parar soltando o pedal do acelerador, e o motorista deve usar o pedal do freio para parar o veículo”. O vídeo abaixo, publicado no Instagram, mostra o que pode acontecer ao desacelerar totalmente um carro elétrico.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por elétricos da depress@0 (@eletricosdadepress4o)
Isso significa, de forma prática, que os carros terão de sair de fábrica com uma nova regulagem que impeça a parada total ao tirar o pé do acelerador. A norma começa a valer no dia 1º de janeiro de 2026, embora algumas marcas, como a Zeekr, consultada pelo CT Auto, ainda não tenham recebido um comunicado oficial a respeito do assunto.
Leia também:
- Como é o Batmóvel de (quase) R$ 10 milhões que Neymar comprou
- Jeep joga preços do Compass no chão com descontos de até R$ 50 mil
Vídeo: Qual o problema do carro elétrico no Brasil?
Leia a matéria no Canaltech.