Relembre 5 possíveis locais de pouso da Apollo 11 — reduzidos de uma lista de 30

Os Estados Unidos fizeram história no dia 20 de julho de 1969 ao levarem, pela primeira vez, humanos à Lua. No entanto, os preparativos para esse feito começaram bem antes, com a NASA selecionando cinco possíveis locais de pouso para a missão Apollo 11.

A partir de uma lista inicial com 30 áreas candidatas para a aterrissagem da nave norte-americana na superfície lunar, o Conselho de Seleção de Locais para a Apollo — da própria agência espacial — anunciou, em fevereiro de 1968, a escolha de cinco finalistas para o pouso tripulado.

Cada um dos locais selecionados tinha cerca de 5 por 8 quilômetros, estava dentro da chamada Zona de Interesse Apollo e atendia a diversos critérios, especialmente parâmetros voltados à segurança dos astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin, como:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  • Terrenos livres de crateras profundas, colinas e penhascos;
  • Proximidade de até 5° do equador lunar, o que ajudaria a economizar combustível;
  • Boa iluminação durante as janelas de pouso;
  • Inclinação geral do solo inferior a 2°.

Confira, a seguir, os cinco possíveis locais de pouso considerados para a missão Apollo 11.

Possíveis locais de pouso da Apollo 11
Os cinco possíveis locais de pouso selecionados para a Apollo 11 (Reprodução/NASA)

1. Mare Tranquillitatis

Localizado a 34° Leste, 2°40′ Norte, o primeiro local pré-selecionado para a aterrissagem da Apollo 11 encontra-se na costa sul da Mare Tranquillitatis. Sua visualização a partir da Terra é favorecida quando a Lua está próxima do primeiro quarto ou mesmo durante a Lua cheia.

2. Tranquility Base

Bandeira da NASA fincada na missão Apollo 11
Bandeira da NASA fincada na Lua na Tranquillity Base (Reprodução/NASA)

O segundo local indicado pelo conselho da NASA fica a 23°37′ Leste, 0°45′ Norte. Após as análises finais, a Tranquility Base foi escolhida para receber o histórico pouso tripulado de 1969.

Situada a sudoeste da Mare Tranquillitatis, a região também pode ser melhor observada durante o primeiro quarto lunar ou na Lua cheia.

3. Sinus Medii

O Sinus Medii, terceiro candidato, está localizado no centro da face da Lua voltada para a Terra, nas coordenadas 1°20′ Oeste e 0°25′ Norte. A área da possível aterrissagem fica aproximadamente no meio do caminho entre a borda norte da cratera Ptolemaeus e a cratera Ukert, mais ao norte.

4 e 5. Oceanus Procellarum

Os dois últimos possíveis locais de pouso ficam na região conhecida como Oceanus Procellarum. Um está a 36°25′ Oeste, 3°30′ Sul, e o outro a 41°40′ Oeste, 1°40′ Norte. Ambos são mais visíveis a partir da Terra durante o terceiro quarto lunar ou na Lua cheia.

Apesar de não ter sido escolhida para a Apollo 11, a região não foi descartada: em 14 de novembro de 1969, o pouso da Apollo 12 ocorreu justamente no Oceanus Procellarum.

Local de pouso da Apollo 12
Missão Apollo 12 realizou o pouso na região Oceanus Procellarum (Reprodução/NASA)

Leia mais: 

VÍDEO | A LUA ESTÁ ENFERRUJANDO?

Leia a matéria no Canaltech.