Recentemente, foi anunciado que Raye conquistou mais um marco em sua carreira ao receber um prêmio da The Ivors Academy.
Segundo a Billboard, a vencedora de vários prêmios BRIT, receberá a homenagem no evento Ivors Academy Honors, em Londres, no dia 2 de outubro. A cerimônia, que celebra os artistas e figuras da indústria que impulsionam mudanças positivas para compositores, acontecerá no InterContinental London Park Lane.
Vale destacar que a notícia surge após o anúncio de que o governo do Reino Unido confirmou a introdução de uma diária de £ 75 para compositores e músicos de estúdio. O acordo foi apoiado pelas filiais britânicas das grandes gravadoras Universal Music Group, Sony Music Entertainment e Warner Music Group.
No evento Ivors Academy Honors de 2023, Raye pediu às gravadoras que destinassem aos compositores uma parte da receita das gravações master. Em seu discurso de aceitação do prêmio de melhor canção contemporânea, que ela conquistou com o sucesso estrondoso “Escapism”, ela destacou a necessidade de um maior nível de respeito para com “o coração silencioso da indústria, que são os compositores”.
Em um comunicado, Roberto Neri, diretor executivo da The Ivors Academy, disse: “Uma artista incrível e multipremiada, RAYE é uma das compositoras mais talentosas de sua geração e sempre dá total respeito e voz aos seus colegas compositores. Ela tem consistentemente pedido melhores salários e maior reconhecimento para compositores, defendendo mudanças estruturais para proteger o talento por trás da música que amamos. Temos orgulho de homenageá-la com este merecido reconhecimento.”
Vale lembrar que Raye tem estado à frente dessa discussão, pressionando repetidamente por uma indústria musical mais inclusiva e equitativa, ao mesmo tempo em que se manifesta sobre o desequilíbrio de poder entre artistas e gravadoras e os desafios financeiros enfrentados por novos artistas.
Vale destacar que ela se separou de sua antiga gravadora, a Polydor, em julho de 2021, com a qual assinou em 2014, após usar as redes sociais para explicar que não a deixariam lançar nenhuma música nova a menos que seus singles atingissem um certo nível de sucesso comercial. Desde então, ela tem trabalhado como artista independente por meio da distribuidora Human Re Sources, subsidiária da The Orchard. Seu LP de estreia, indicado ao Mercury Prize, “My 21st Century Blues”, chegou às paradas em fevereiro de 2023, alcançando o segundo lugar na parada oficial de álbuns do Reino Unido.
Raye está se preparando para seu maior show até o momento no festival All Points East, em Londres, em 23 de agosto. As atrações de abertura incluem Doechii, Cat Burns e JADE, enquanto Tyla foi anunciada como convidada especial.
Raye conta como foi cantar música de Adele no Oscar
Raye deu uma entrevista pós-show com o Entertainment Tonight e explicou como se sentiu o prestar homenagem à Adele.
“Ninguém consegue cantar Adele como Adele“, ela disse. “É assustador”, afirmou. “Foi aterrorizante, mas também tão incrível ao mesmo tempo.”, acrescentou.
Vale lembrar que ela fechou o medley de Bond subindo ao palco envolta em neblina, exibindo seus vocais no tema original de Adele para o filme de 2012 da franquia, Skyfall.
Segundo a Billboard, antes dela subir ao palco, a atriz Margaret Qualley, de A Substância, apresentou um número de dança com uma trupe de homens de smoking. Logo após, Raye, Lisa e Doja Cat cantaram temas dos filmes 007.
“Temos uma química tão linda juntas”, disse Raye sobre Lisa e Doja. “Eu simplesmente amo essas garotas, elas são tão gentis, trabalhadoras e inspiradoras.”
Vale lembrar que um dia antes do Oscar, ela ganhou o prêmio de melhor ato de R&B no BRIT Awards.