Quer ver de perto — e de graça — carros antigos da Volkswagen? Saiba como

Já pensou em ver de pertinho os carros clássicos da Volkswagen? Pois saiba que a montadora abriu novamente as portas da sua fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) para visitação pública. Com novo formato e proposta mais interativa, a exposição “Volkswagen Experience: da História ao Futuro” convida os visitantes a conhecerem os marcos da trajetória da montadora no Brasil e seus planos para a mobilidade do futuro.

Criado em 1999, o programa de visitas já recebeu mais de 1,2 milhão de pessoas e agora leva os visitantes para além da linha de produção, apostando em experiências imersivas. O passeio começa no “Galpão”, uma área de mais de 1.400 m² onde estão reunidos carros clássicos da Volkswagen, instalações interativas e tecnológicas.

Um dos destaques é o túnel sensorial que leva o visitante em uma verdadeira viagem pela evolução da mobilidade, desde os tempos do Fusca até os modelos elétricos mais recentes.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Além de celebrar a história da marca, a exposição também mostra ao público o caminho que a empresa pretende seguir na transição energética e digital do setor automotivo. O tour inclui ainda uma visita à área de montagem final do modelo Polo, permitindo que os visitantes vejam em tempo real como acontece a montagem das carrocerias, a instalação de componentes e a atuação de robôs industriais.

Fábrica Anchieta, da Volkswagen (Divulgação/Volkswagen)

Como visitar a fábrica da Volkswagen

A visitação é gratuita, aberta ao público em geral e adaptada para pessoas com deficiência, com recursos de áudio e sinalização especial. Há dias específicos para escolas públicas, universidades e projetos sociais. 

Para conferir a experiência, é preciso realizar um agendamento prévio no site da montadora, com limite de 100 visitantes por dia e idade mínima de 18 anos. O passeio leva de duas a duas horas e meia e ocorre de segunda a sexta.  

Leia também:

Vídeo: Qual o problema do carro elétrico no Brasil? Preço vs. autonomia vs. realidade

Leia a matéria no Canaltech.