Se você está tentando emagrecer, a melhor decisão pode ser simples: cozinhar sua própria comida. Um novo estudo da University College London, publicado na revista Nature Medicine, confirma que dietas à base de alimentos minimamente processados (ou seja, comida caseira) são muito mais eficazes para a perda de peso do que aquelas que incluem alimentos ultraprocessados, mesmo quando os dois tipos de dieta têm a mesma quantidade de calorias, gorduras, açúcares e outros nutrientes.
- Para afinar a cintura e emagrecer, pratique hidroginástica por 10 semanas
- O que acontece com o corpo após 7 dias sem comer?
Durante o estudo, 55 adultos com obesidade foram acompanhados por oito semanas enquanto seguiam uma dieta rica em alimentos ultraprocessados, como lasanhas prontas e barrinhas industrializadas. Depois, passaram outras oito semanas consumindo apenas alimentos minimamente processados, como iogurte natural, frutas, grãos integrais e refeições caseiras preparadas com ingredientes simples.
Com a dieta baseada em comida caseira, os participantes perderam o dobro de peso e reduziram de forma mais significativa a gordura corporal. Mesmo consumindo menos calorias nas duas dietas (sem qualquer restrição obrigatória), a saciedade foi muito maior com os alimentos preparados em casa.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A explicação está na textura mais firme, no maior volume e na composição natural dos alimentos minimamente processados, que ajudam o corpo a reconhecer melhor quando está satisfeito.
Outro dado importante: além da perda de peso, os participantes relataram menos desejos por alimentos calóricos e mais facilidade para resistir a tentações durante a fase com comida caseira.
Comida caseira x alimentos ultraprocessados
O que acontece é que os alimentos ultraprocessados são ricos em aditivos, emulsificantes e ingredientes artificiais que não são usados na cozinha de casa, e esse tipo de manipulação parece alterar a forma como nosso corpo reage ao alimento.
Além dos impactos metabólicos, há uma questão ambiental e social. Alimentos saudáveis costumam ser mais caros e menos acessíveis, o que torna os ultraprocessados uma “solução” fácil e barata, mas com um custo alto para a saúde.
Em resumo: a comida caseira pode ser um dos caminhos mais eficientes, sustentáveis e acessíveis para quem deseja emagrecer com saúde. Ao evitar alimentos industrializados e priorizar ingredientes frescos e minimamente processados, você melhora sua relação com a comida.
Leia também:
- Sentir menos estigma — não perder peso — melhora a saúde mental após bariátrica
- Difícil emagrecer? Efeito sanfona pode ter a ver com memória celular
VÍDEO | 3 apps sobre alimentação saudável
Leia a matéria no Canaltech.