Quem foi Jeffrey Epstein? 4 documentários para entender o caso


O magnata Jeffrey Epstein foi um influente empresário norte-americano, condenado por crimes sexuais envolvendo menores de idade. O caso foi relatado em diversos documentários, como Jeffrey Epstein: Poder e Perversão (2020) e Crimes Misteriosos: Quem Matou Jeffrey Epstein? (2020), disponíveis em plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max e Globoplay. Essas e outras obras ajudam a entender os detalhes do caso que chocou os Estados Unidos.
O caso voltou aos noticiários após o Departamento de Justiça divulgar arquivos com nomes de pessoas poderosas ligadas ao criminoso, incluindo o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que já foi próximo de Epstein. Pensando em quem quer entender o caso Epstein e a relação do criminoso com Trump, o TechTudo preparou uma matéria com um resumo dos eventos, crimes do empresário, desfecho da história e uma lista de documentários que mostram em detalhes a investigação e condenação. Confira!
🎬12 documentários da Netflix para quem se interessa por true crime
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Quem foi Jeffrey Epstein? 4 documentários para entender o caso e a relação com Trump
Reprodução/Bbc US
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Em resumo:
Jeffrey Epstein foi um milionário acusado de comandar uma rede de abuso sexual envolvendo meninas menores de idade. Morreu na prisão em 2019, e o caso ainda gera teorias da conspiração.
Documentos judiciais revelados em 2025 mencionam nomes famosos ligados a Epstein, como Donald Trump, como uma das pessoas que Epstein colocava em contato com clientes menores de idade. Mas as autoridades reforçam que não há uma lista de clientes ou provas contra essas figuras.
A história deu origem a diversos documentários, como Poder e Perversão (Netflix) e Quem Matou Jeffrey Epstein? (HBO Max), com depoimentos de vítimas e bastidores do caso. Ghislaine Maxwell, cúmplice e ex-namorada de Epstein, também foi presa e virou foco de produções como Quem é Ghislaine Maxwell? (2021) e Parceira no Crime (Globoplay).
1. Quem foi Jeffrey Epstein e o que ele fez?
Jeffrey Epstein foi um influente magnata do mercado financeiro norte-americano que ascendeu rapidamente na carreira, se tornou um homem poderoso, próximo de famosos e políticos do alto escalão. Após ser revelado que ele fazia parte de um esquema envolvendo crimes sexuais com menores, Jeff é preso e se mata na cadeia. Nascido no Brooklyn, ele trabalhou como professor em Manhattan antes de se tornar corretor financeiro e ser condenado.
Os crimes de Epstein começaram a ser revelados em 2005, quando a polícia da Flórida iniciou uma investigação após a denúncia de abuso sexual feita pelo pai de uma de suas vítimas — uma garota de apenas 14 anos. Epstein foi condenado pela primeira vez em 2008 pelo Tribunal da Flórida, após confessar crimes de prostituição e exploração sexual infantil. No entanto, cumpriu apenas treze meses de pena graças a um acordo controverso que livrou o milionário prisão perpétua.
Os crimes de Epstein começaram a ser revelados em 2005
Reprodução/IMDb
O magnata foi preso novamente em 2019, desta vez por tráfico sexual, mas foi encontrado morto um mês após sua prisão, antes do julgamento final. Após diversos rumores e suspeitas de assassinato, neste ano o FBI e o Departamento de Justiça concluíram que ele cometeu suicídio. As autoridades também revelaram que ele fez mais de mil vítimas, entre prejudicados diretos e indiretos por seus crimes.
2. Qual é a relação de Trump com os arquivos de Epstein?
Algumas entrevistas, declarações antigas e registros de viagens indicam que Trump e Epstein foram amigos próximos entre a década de 1990 e o início dos anos 2000. Em 2002, três anos antes da primeira denúncia contra o financista acontecer, o político comentou publicamente sobre essa relação à revista New York, dizendo que conhecia Jeff há 15 anos e que ele era “um cara incrível”.
Após a segunda prisão e a morte de Epstein em 2019, surgiram diversas teorias sobre o caso, incluindo um suposto assassinato e uma “lista de clientes” poderosos que ele ajudaria a encontrar com menores. Essas especulações levaram o FBI e o Departamento de Justiça a revisar, em sigilo, os arquivos do caso.
Trump e Epstein foram amigos próximos entre a década de 1990 e o início dos anos 2000
Reprodução/IMDb
Essa revisão resultou em um compilado de documentos conhecido como “Arquivos Epstein”. Em fevereiro deste ano, as especulações ganharam força quando a Procuradora-Geral Pam Bondi afirmou ter, sobre sua mesa, uma lista de clientes de Jeff para revisar. Em junho, o bilionário Elon Musk, ex-aliado do presidente, reacendeu as teorias ao afirmar que Trump estaria ligado ao escândalo sexual. Mesmo sem apresentar provas concretas, a declaração foi suficiente para reacender a polêmica.
Em 7 de julho de 2025, a Justiça americana quebrou o sigilo e revelou arquivos contendo informações sobre viagens com nomes de vários famosos e empresários, incluindo anotações relacionadas a Donald Trump. Segundo o jornal Wall Street Journal, o presidente foi informado de que seu nome aparecia nos arquivos antes da divulgação oficial, mas a Casa Branca nega. No entanto, os documentos também indicam que as autoridades concluíram não haver uma lista de clientes, nem evidências de participação dessas pessoas influentes nos crimes.
No documentário Jeffrey Epstein: Poder e Perversão (2020) as vítimas também falam sobre o esquema de pirâmide sexual que ele mantinha em sua mansão
Reprodução/IMDb
4. 4 documentários para entender mais sobre o caso:
4.1 Jeffrey Epstein: Poder e Perversão (2020)
Disponível para assistir na Netflix, com apenas quatro episódios, a produção mostra o relato das jovens que sobreviveram aos crimes do predador sexual e traz uma apuração de como ele utilizava seu poder financeiro e influência para cometer os abusos. As vítimas também falam sobre o esquema de pirâmide sexual que ele mantinha em sua mansão.
O documentário produzido pela diretora Lisa Bryant (Frenemies) é bem recebido pelo público e crítica registrando 7.1 pontos no IMDb e 81% de aprovação no Rotten Tomatoes. Na trama aparecem nomes como Michael Reiter, Annie Farmer, Shawna Rivera, e mais.
Jeffrey Epstein: Poder e Perversão (2020) mostra o relato das jovens que sobreviveram aos crimes do predador sexual
Reprodução/IMDb
4.2 Crimes Misteriosos: Quem Matou Jeffrey Epstein? (2020)
Presente no catálogo da HBO Max, esta produção mostra como foi o início da ascensão do bilionário Jeffrey Epstein, um homem recluso que deseja conquistar dinheiro e influência. Além disso, o projeto é centrado na investigação sobre sua morte na prisão em 2019, mostrando as teorias por trás dela. Com apenas três episódios, o documentário obteve nota 6.4 no IMDb e traz nomes como Montell Figgins, Advogado de Defesa da Guarda MCC, Ashleigh Banfield, Analista Jurídico Autônomo, Bill Mersey, Conselheiro da Vigilância Suicida, mais.
Documentário da HBO Max mostra teorias sobre a morte de Jeffrey Epstein
Reprodução/IMDb
4.3 Quem é Ghislaine Maxwell? (2021)
Apesar de não estar disponível para reprodução no Brasil, no momento, o documentário merece um lugarzinho na lista de quem gosta de true crime. A trama conta a história de Ghislaine Maxwell, uma socialite britânica que foi ex-namorada e cúmplice de Jeff entre 1994 e 2004. Ela foi condenada por aliciar quatro adolescentes para o milionário. Com participações de Anne McElvoy, Michael Maloney, Christina Oxenberg, o documentário dirigido por Erica Gornall (Ambulance), atingiu nota 6.5 no IMDb.
Quem é Ghislaine Maxwell? (2021) narra a história da socialite britânica que foi ex-namorada e cúmplice de Jeff
Reprodução/IMDb
4.4. Ghislaine: Parceira no Crime (2021)
Essa é outra produção sobre a britânica que ajudou pedófilo Jeffrey Epstein a aliciar quatro jovens na década de 1990. O documentário disponível no Globoplay e acompanha o envolvimento de Ghislaine Maxwell nos crimes do namorado, mostrando detalhes do seu julgamento, além de sua relação com a rede de tráfico até sua tentativa de se afastar em 2008. A produção também mostra os reflexos do movimento Me Too no caso. Com quatro episódios, a série dirigida por Ben Reid (Innocence) atingiu 5.7 pontos no IMDb. Nomes como Sarah Ransome, Teresa Helm, Victoria Hervey aparecem no documentário.
Documentário mostra a relação de Ghislaine com a rede de tráfico e sua tentativa de se afastar em 2008
Reprodução/IMDb
Com informações IMDb (1), Rotten Tomatoes (1), CBS News (1, 2), BBC (1), g1 (1, 2)
📽️Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!
Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!
Mais do TechTudo
Initial plugin text