Quando vale a pena comprar uma placa de vídeo GeForce RTX xx70?

As placas de vídeo GeForce RTX xx70 são o sonho de consumo de muitos PC gamers. No passado, quando ainda se chamavam GTX, esse nível de GPU da NVIDIA era mais acessível, ficando cada vez mais caro com as últimas gerações. Essas são placas de vídeo overkill para jogos em 1080p, entregando desempenho máximo em QHD e, às vezes, até encarando 4K.

Essas GPUs se encaixam no segmento intermediário do Time Verde. Geralmente, além do modelo base, a série recebe ainda variantes Ti, SUPER (como a RTX 4070 SUPER) ou os dois nomes juntos, como foi com a RTX 4070 Ti SUPER, elevando ainda mais o desempenho desse segmento. Mas uma RTX xx70 é realmente para você? Vamos ajudá-lo a descobrir a resposta.

Entendendo a série RTX xx70: onde ela se encaixa?

A série xx70, como conhecemos hoje, ganhou popularidade e forma na geração GTX 200, mas se consolidou de verdade nas GTX 400. A partir daí, toda nova geração com um modelo terminado com xx70 indicava uma placa de ótimo desempenho, que se encaixava no segmento intermediário.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Essas GPUs ficam entre as RTX xx60 e as RTX xx80, ou seja, acima do segmento mainstream e abaixo das placas high-end, oferecendo um bom equilíbrio entre custo e benefício — que já foi melhor no passado, antes da crise mundial atual que elevou muito os preços desse segmento de placas de vídeo.

Atualmente, essas GPUs são voltadas para quem busca o melhor desempenho em jogos rodando em 1440p, com preset alto ou máximo, ray tracing ativado (dependendo do jogo) e ainda entregando muitos FPS, principalmente com o DLSS ativado.

Principais características e tecnologias das GeForce RTX xx70

Como qualquer RTX, a série xx70 também conta com núcleos voltados para IA (Tensor Cores), núcleos para o processamento de ray tracing (RT cores), mas em uma quantidade superior em relação às GPUs mainstream RTX xx60 e inferior às RTX xx80.

Esse é um nível de GPU que entrega uma boa quantidade de memória de vídeo, chegando a 12 GB com as RTX 4070 e RTX 5070, o suficiente para QHD (alguns jogos pedem mais, mas é só fazer alguns ajustes), mas insuficiente para 4K em geral, já que esse não é o foco dessa placas de vídeo. Porém esse nem sempre foi o caso.

As RTX 5070 têm modelos com duas e três fans (Imagem: Gigabyte/Divulgação)

A RTX 3070 Ti, por exemplo, uma placa de vídeo com desempenho entre a RTX 5060 e RTX 5060 Ti, é equipada com 8 GB, valor que ficou para as GPUs de nível mais baixo, sendo o mínimo da indústria atualmente, e às vezes até pouco para jogos em 1080p.

Desempenho em jogos em diferentes resoluções

Para jogos em Full HD (1920 x 1080), uma RTX xx70 é mais do que suficiente. Esse nível de placa de vídeo consegue dar conta dos jogos mais pesados, rodando máximo acima de 60 FPS com tudo no máximo. Em jogos como God of War Ragnarok, Red Dead Redemption 2, Alan Wake 2 e Cyberpunk 2077, que não desafiam tanto a GeForce RTX 5070 (mas com ray tracing desativado), é possível atingir altas taxas de quadros com os games no máximo nessa resolução mais baixa.

Já os jogos mais pesados em 1440p exigem mais de uma RTX xx70. Considerando efeitos com ray tracing, é necessário o uso do NVIDIA DLSS, no mínimo, com upscaling, mas considerando o gerador de quadros nos títulos mais pesados, caso queria ter o melhor visual possível.

Já em 4K, temos dois problemas: o primeiro deles é a própria capacidade de uma GPU desse nível, sendo obrigatório o uso de tudo o que o DLSS oferece, às vezes até desconsiderando ray tracing. O segundo problema é a quantidade de VRAM, já que 12 GB ficam no limite nessa resolução tão alta.

God of War Ragnarok não é um desafio tão grande para a RTX 5070, mesmo em 4K (Imagem: Raphael Giannotti/Canaltech)

Desempenho em tarefas de trabalho e produtividade

Que as GeForce RTX xx70 são ótimas para jogos em diferentes resoluções, já sabemos, mas como elas ficam em relação às tarefas de produtividade? Essas GPUs também são uma ótima escolha para uso profissional por conta das tecnologias embarcadas e a quantidade de núcleos e memória de vídeo disponíveis.

Os núcleos CUDA são amplamente usados em diferentes aplicações profissionais voltadas para edição de vídeo e renderização 3D, como Premiere, DaVinci Resolve, Blender, entre outros. Aliado aos 12 GB de memória, principalmente GDDR7 com alta largura de banda de uma RTX 5070/5070 Ti, o resultado é ainda melhor.

Além disso, os núcleos Tensor são essenciais para trabalhos com IA com processamento local, sem depender da nuvem. Já os núcleos RT ajudam bastante aqueles editores de vídeo que implementam efeitos com ray tracing em seus trabalhos. Por isso, as RTX xx70 são um ótimo custo-benefício, já que entregam alto nível de performance sem custar o dobro, como é o caso de uma RTX xx80 ou muito mais com uma RTX xx90, ideal para pequenos negócios que não podem investir muito nesse aspecto.

RTX xx70 em desktops vs. notebooks

Assim como acontece com todas as GPUs do lineup GeForce RTX da NVIDIA, as RTX xx70 também têm suas versões mobile. Elas são mais limitadas em termos de hardware, usando menos núcleos das diferentes tecnologias e, assim, entregando menos desempenho. Por isso, uma RTX 5070 para desktop, por exemplo, não entrega o mesmo desempenho de uma RTX 5070 mobile.

GeForce RTX 5070 desktop vs. mobile
Especificações RTX 5070 desktop RTX 5070 mobile
Núcleos CUDA 6.144 4.608
Clocks 2,32 GHz/2,51 GHz 907 MHz/1,42 GHz
Núcleos RT 48 36
Núcleos Tensor 192 144
VRAM 12 GB GDDR7/28 Gbps 8 GB GDDR7/24 Gbps
TDP 250w 50w

Existem ainda as variantes Max-Q e Max-P. A primeira é focada em eficiência energética, com especificações consideravelmente mais modestas em relação à versão desktop. A segunda, por outro lado, visa entregar o máximo de desempenho, mas dentro do que um chip mobile consegue fazer, considerando suas limitações, principalmente em dissipação de calor.

Quando vale a pena comprar uma RTX xx70?

Como já mencionamos aqui, uma GeForce RTX xx70 é ideal para PC gamers que querem muito desempenho, aproveitar uma jogatina em altas resoluções e acima de 60 FPS, mas não podem investir em uma GPU de nível superior, que geralmente custa o dobro.

Além disso, profissionais com orçamento mais limitado, que não podem investir em uma RTX 5080 ou RTX 5090, que as sãos as GPUs realmente boas para esse perfil, podem se beneficiar bastante do poderio de uma RTX 5070 (lembrando que a RTX 4070 saiu de circulação), agilizando todas as tarefas de edição e inferência de IA.

Conclusão

Em termos de concorrência, as GeForce RTX xx70 brigam contra as Radeon RX x700, agora xx70 com a mudança que a AMD fez na nomenclatura. Ou seja, a RTX 5070 é rival direta da RX 9070.

É válido lembrar que sua escolha precisa ser baseada no orçamento que tem disponível, além da sua necessidade, para que o investimento seja assertivo. Se você realmente quiser uma ótima experiência em games com as GPUs da NVIDIA, as placas de vídeo RTX xx70 são a melhor escolha por conta de sua versatilidade.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.