Habitualmente, o ar-condicionado é sinônimo de eletrodoméstico caro, ao mesmo tempo, que oferece uma solução única para lidar com o calor. O aparelho é capaz de resfriar rapidamente o ambiente e cobra caro por isso, mas existem meses do ano ideais para pagar barato no ar-condicionado.
- Por que o ar-condicionado é tão caro?
- Ar-condicionado de 12.000 BTUs: saiba quais valem a pena em 2025
Além da sazonalidade, o preço do ar-condicionado costuma variar conforme as tecnologias embarcadas, como compressor inverter, IA, modelos quente e frio e conectividade wi-fi com comando de voz.
Qual a melhor época do ano para comprar ar-condicionado?
Após pesquisarmos o histórico de preço no Zoom dos principais modelos de ar-condicionado de marcas como Samsung, LG, TCL e Gree, notamos que a melhor época do ano para comprar ar-condicionado é de abril a setembro.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
É importante ressaltar que em junho e julho, os preços costumam ser especialmente mais baixos que o de costume. Isso acontece porque a demanda tende a cair nos meses mais frios do ano.
Por que o ar-condicionado é tão caro?
Diversos fatores influenciam no preço do ar-condicionado, mas vale frisar que o aparelho não tem um custo único e inclui a instalação e outros motivos que elevam o valor, confira:
- Tipo de uso: definir temperaturas muito baixas ou excessivamente quentes;
- Aumento da temperatura: mudanças climáticas;
- Custos de instalação e manutenção.
O que mais chama a atenção entre fatores são as ondas de calor. Conforme a temperatura aumenta, a demanda de ares-condicionados cresce.
Dessa forma, o preço dispara em épocas de maior procura, como no verão, e cai nos meses do inverno, como mencionado anteriormente.
Em entrevista para o Canaltech, Toríbio Rolon, Presidente do Departamento Nacional de Comércio e Distribuição da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), explicou o fenômeno que aconteceu e 2023:
“No verão, a temperatura costuma subir até 1,5 °C, mas em determinadas regiões o aumento era de 5 °C acima da média. Isso demandou muitos aparelhos de ar-condicionado. Para se ter ideia, até setembro, normalmente, vendiam-se 240 mil ares-condicionados, e em 2023, no mesmo período, o número subiu para 400 mil, detalhou Rolon.
Como pagar barato no ar-condicionado?
Para economizar na hora de comprar um ar-condicionado, é preciso ficar atento para procurar o produto nos meses com os melhores preços: abril a setembro.
A ideia é se antecipar ao clima quente e não adquirir o ar-condicionado no verão, devido à alta demanda.
Outra dica para economizar é o Canaltech Ofertas, portal e canal no WhatsApp do Canaltech voltado para promoções. Na plataforma, são publicadas ofertas de ares-condicionados semanalmente.
Qual ar-condicionado comprar?
- 🛒 Ar-Condicionado Samsung Inverter WindFree AI;
- 🛒 Ar-Condicionado LG Dual Inverter Voice AI;
- 🛒 Ar-Condicionado TCL FreshIN 2.0 Inverter;
- 🛒 Ar-condicionado Inverter Midea Xtreme Save Connect;
- 🛒 Ar-Condicionado Gree G-classic Inverter;
- 🛒 Ar-condicionado Inverter Electrolux Color Adapt;
- 🛒 Ar-Condicionado Fujitsu Premium Airstage Inverter.
Leia mais
- Como funciona o ar-condicionado
- 4 modelos de ar-condicionado que esquentam bem e economizam energia
- Top 5 ares-condicionados que gelam mais rápido à venda no Brasil
VÍDEO: É o FIM do AR-CONDICIONADO?
Leia a matéria no Canaltech.