O Windows 12 é um possível futuro sistema operacional da Microsoft, que substituiria o atual Windows 11. O programa não foi anunciado oficialmente, mas já é alvo de muitas especulações. Há expectativa de que a novidade incluiria recursos de inteligência artificial (IA) e uma interface muito mais moderna em comparação com os antecessores. Não há data de lançamento, mas quem usa computadores Windows já se questiona quais serão os requisitos para a máquina suportar a atualização. Nas próximas linhas, saiba mais sobre os rumores a respeito das configurações do sistema.
🔎Qual foi a primeira versão do Windows? Relembre o começo do sistema
🔔Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Windows 12: veja rumores sobre o sistema operacional que poderá substituir o Windows 11
Clint Patterson/Unsplash
📝Como ativar o Windows 11? Veja no fórum do TechTudo
Como será o Windows 12?
Segundo as especulações de usuários e especialistas no tema, o Windows 12 poderia ser o sistema mais inovador da Microsoft desde o Windows 10. A principal novidade seria a integração mais profunda com ferramentas de IA, como o Microsoft Copilot, inteligência artificial da empresa.
Rumores são de que o OS poderá ter funções avançadas com base em IA, como o Recall, que poderá fazer uma busca inteligente em relação à atividade do usuário, incluindo histórico de ações e conteúdos. A atualização poderia compreender melhor o contexto de uso, antecipar necessidades e oferecer suporte em tempo real em documentos, navegadores ou aplicativos. As especulações ainda apontam que a IA poderá fazer sugestões personalizadas, resumos automáticos e análise avançada de conteúdo, para otimizar a experiência do usuário.
Além disso, o sistema poderá ter uma interface minimalista e funcional, com uma barra de tarefas flutuante. O Windows 12 teria uma arquitetura CorePC para permitir que vários usuários, como empresas, escolas e criadores de conteúdo, usem diferentes versões do sistema conforme a necessidade, otimizadas em termos de desempenho e consumo de recursos.
Windows 12 poderá ter novo layout com bandeia flutuante, ao estilo macOS
Reprodução
Quais serão os requisitos mínimos para o Windows 12?
Como os rumores apontam que o Windows 12 terá uma tecnologia mais avançada do que os antecessores, ele deverá exigir hardwares mais potentes e requisitos mínimos maiores. A princípio, o ideal seria pelo menos 8 GB de RAM, 64 GB de espaço livre e SSD obrigatório, além de um processador de 64 bits com pelo menos dois núcleos e velocidade de 1 GHz, suporte a DirectX 12 e TPM 2.0 e uma tela com resolução mínima de 720p.
Porém, se os usuários quiserem aproveitar todo o potencial do sistema, sobretudo em relação aos recursos de IA, há chance de precisar de 16 GB de RAM e um processador com uma NPU (Unidade de Processamento Neural), para que ele consiga lidar com operações avançadas de aprendizado de máquina em tempo real. Dessa forma, computadores e notebooks mais antigos podem ter dificuldades para atualizar o sistema para o Windows 12.
Windows 12 deverá ter requisitos mínimos mais avançados do que o Windows 11
Reprodução/Unsplash/Windows
O meu computador vai aguentar o Windows 11?
Caso as especulações realmente se confirmem, o Windows 12 não será compatível com uma série de computadores do mercado, especialmente os modelos mais antigos, que não terão condições de suportar um sistema operacional mais avançado. Contudo, os rumores apontam que os usuários do Windows 11 poderão fazer a atualização gratuita para o Windows 12, caso o aparelho esteja nas condições mínimas necessárias.
Para saber se o seu computador vai suportar o novo sistema operacional, é necessário verificar, antes de tudo, se existe compatibilidade do aparelho com o novo sistema. Rumores apontam que a Microsoft deverá lançar uma ferramenta para determinar se o hardware atende aos requisitos mínimos. Por outro lado, se o dispositivo tiver mais de 4 ou 5 anos, será mais difícil que o usuário faça a atualização sem substituir alguns componentes.
Nem todos computadores poderão atualizar para o Windows 12
Reprodução/Unsplash/Windows
Com informações de Microsoft, Windows Forum, ProsteIT, PCMag e Windows Central.
Mais do TechTudo
Veja também: Windows 11: veja cinco destaques do novo sistema da Microsoft
Windows 11: veja cinco destaques do novo sistema da Microsoft