Putin sinaliza disposição para negociar paz na Ucrânia, mas mira “metas estratégicas”

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, demonstrou estar aberto a avançar em um acordo de paz para o conflito na Ucrânia, segundo declaração do porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em entrevista à televisão estatal neste domingo (20).

Apesar da disposição para negociações, Peskov ressaltou que o principal objetivo de Moscou é alcançar suas metas estratégicas no conflito.

Peskov comentou que o mundo já está acostumado com a retórica “às vezes dura” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas destacou que o líder americano também tem enfatizado a busca por um acordo de paz com a Rússia.

“O presidente Putin falou repetidamente sobre seu desejo de concluir a questão ucraniana de forma pacífica o quanto antes. É um processo longo, que exige esforço e não é fácil”, afirmou o porta-voz.

Na segunda-feira, Trump anunciou uma postura mais rígida em relação à Rússia, prometendo uma nova rodada de ajuda militar à Ucrânia, incluindo sistemas de defesa antimísseis Patriot.

Além disso, estabeleceu um prazo de 50 dias para que Moscou aceite um cessar-fogo, sob ameaça de sanções adicionais caso o acordo não seja firmado.

infomoney.com.br/">InfoMoney.