PS6 pode ter APU com die gigante de núcleos gráficos e CPU Zen 6 da AMD

O PlayStation 6 pode ser equipado com um chip grande e design mais complexo em relação ao PS5. Segundo novos vazamentos vindos do Moore’s Law is Dead, a APU da AMD, chamada de Magnus, é tão diferente do que existe comumente em consoles que o canal pensava que se tratava de algo voltado para notebooks gamers intermediários com poder gráfico suficiente para esse segmento.

Tom, do canal MLID, teve acesso ao documento desse chip, bem como o diagrama. O documento menciona que a APU é voltada para o mercado que faz uso de unidades customizadas, que é o mais comum em consoles, já que notebooks usam a implementação completa de um chip mobile.

Especificações da APU Magno da AMD

O diagrama mostra que serão dois dies. O maior deles, voltado para os núcleos gráficos e controladores de memória, tem 264 mm², mesmo tamanho do chip da GeForce RTX 5070, e pode oferecer desempenho maior do que uma RTX 4090, mas esse não é o tamanho total da APU. Existe ainda o die SoC, que conta com núcleos Zen 6, controladora de PCIe, memória cache, entre outros microcomponentes.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O mais curioso desse die é que ele conta com 3 núcleos Zen 6 e 8 núcleos Zen 6c, totalizando a estranha quantidade de 11 núcleos. O canal disse que confirmou com múltiplas fontes e essa é realmente a configuração dessa APU. Os dois dies são ligados por um pequeno die que serve como ponte para a transferência de dados de comunicação. Fora desse chip, existem rumores apontando para 24 GB de memória RAM no PS6.

O palpite de Tom do Moore’s Law is Dead é de que o chip realmente seja para o PlayStation 6. Porém Kepler, um conhecido leaker sobre tecnologias da AMD, afirma que a APU Magnus “provavelmente” foi feita para o novo Xbox, já que a AMD usa nomes baseados em personagens de Shakespeare para identificar SoCs para os consoles da Sony.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.