PS6 “Orion” e portátil “Canis” serão capazes de rodar os mesmos jogos

A Sony adotará uma nova postura na próxima geração de videogames, com o chip “Orion” do PS6 e o seu portátil “Canis” dividindo a mesma arquitetura de CPU e GPU para facilitar a produção de títulos que rodarão em ambas as plataformas

A informação foi revelada pelo canal Moore’s Law is Dead, que aponta que ambos estão sendo desenvolvidos em uma forte parceria com a AMD (da mesma forma que o próximo Xbox). 

De acordo com os dados apresentados, o videogame portátil “Canis” será capaz de rodar jogos de PS4, PS5 e de PS6 tanto em 720p quanto em 1080p. A proposta será trazer uma plataforma versátil e que sirva de alternativa ao console de mesa.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Desta forma, a Sony poderá atrair uma grande base de jogadores que ainda estão no PS4 — sem os altos custos de investir em um videogame completo. Vale notar que o console já completou mais de 10 anos no mercado e continua recebendo títulos e suporte até os dias atuais.

Estratégia para a geração PS6

Um reforço para estes rumores é o novo modo de economia de energia que chegou ao PS5 recentemente. Através dele, o usuário pode ajustar o desempenho do console para reduzir o consumo — algo que possivelmente terá um papel central quando for lançado o console portátil e o PS6.

Também é importante ver que a Sony alterou a nomenclatura de seus projetos. Enquanto o PS5 era conhecido como Oberon (baseado em obras de Shakespeare), agora temos seus títulos representados por constelações: Orion e Canis.

Ainda não há data prevista de lançamento, preços ou qualquer detalhe sobre as especificações do PS6 e do novo portátil. Porém, a estimativa é que a companhia traga seus produtos da próxima geração entre os anos de 2027 e 2028.  

Leia também no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.