Previsão de Agosto | Como será o clima no Brasil?

O clima no Brasil em agosto promete um cenário climático com variações importantes em diferentes regiões do Brasil, segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O mês será marcado por chuvas dentro ou próximas da média em grande parte do território nacional, mas com destaque para áreas específicas onde os acumulados podem ser acima ou abaixo do esperado.

No Norte, a maior parte dos estados terá chuvas dentro da normalidade, com exceções no noroeste do Amazonas e nordeste de Roraima, onde os volumes devem superar a média. No entanto, regiões como o centro-sul de Roraima e o centro do Pará devem ter chuvas abaixo do normal, o que pode afetar culturas permanentes e pastagens.

O Nordeste terá comportamento variado: enquanto a maior parte da região deve apresentar chuvas normais, áreas litorâneas da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Paraíba podem receber acumulados superiores a 80 mm. Já no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o clima seco pode trazer desafios ao setor agrícola.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas previstas estão dentro da climatologia, o que favorece a colheita de milho, algodão, café e cana-de-açúcar. No entanto, temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar podem aumentar a evapotranspiração, exigindo práticas conservacionistas no campo.

Enquanto isso, no Sul, a previsão do clima no Brasil em agosto é de chuvas regulares, com exceções no oeste do Rio Grande do Sul e Paraná, onde os volumes devem superar a média. A entrada de massas de ar frio pode ocasionar geadas, com risco para culturas como hortaliças e frutíferas. Além disso, o frio pode atrasar a maturação do milho e interferir no início dos cultivos de inverno.

Leia também:

VÍDEO | COMO ESTARÁ SUA CIDADE DAQUI A 60 ANOS?

Leia a matéria no Canaltech.