Prepare as malas | 10 locais únicos para curtir o ‘eclipse do século’ em 2027

O dia 2 de agosto de 2027 será especial em diversas regiões do planeta devido ao que está sendo chamado de “eclipse do século”. Nessa data, a Lua vai bloquear completamente o Sol por até 6 minutos e 22 segundos — mas não o mundo todo, você vai precisar viajar para viver isso.

O fenômeno proporcionará o maior período de escuridão observado em terra firme durante o século XXI. Países como Egito, Arábia Saudita, Espanha e Marrocos se destacam entre os que ficarão no escuro por alguns minutos. As regiões que terão os maiores períodos de sombra ao longo do dia devem atrair turistas do mundo inteiro interessados em assistir ao evento histórico.

A seguir, confira 10 lugares únicos para curtir o eclipse do século.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

1. Aton – Egito

Templo em Aton
Tour oferece experiência ela histórica cidade de Aton (Reprodução/Wikimedia Commons)

Combine o eclipse com um passeio por uma cidade construída durante o reinado de Akhenaton. Aton foi descoberta em 2020 pelo arqueólogo Zahi Hawass, e a viagem oferecida pela agência archaeologicalpaths.com no período do eclipse inclui a visita à “cidade dourada perdida”.

2. Praia de Chaffar – Tunísia

Mos Espa
Viagem conta com passeio por Mos Espa. onde foram gravadas cenas de Star Wars (Reprodução/Wikimedia Commons)

A observação do eclipse solar total em agosto de 2027 é apenas um dos destaques do tour promovido na Tunísia pela astro-trails.com. A viagem inclui também visitas às medinas de Túnis e Kairouan, além de cenários da saga “Star Wars” em Mos Espa, no deserto do Saara.

3. Gibraltar – Reino Unido

Rochedo de Gibraltar
Visualização do eclipse no rochedo de Gibraltar pode ter a companhia de macacos-de-gibraltar (Reprodução/Domínio Público)

Outra opção para acompanhar o maior eclipse dos últimos 87 anos é o Rochedo de Gibraltar, território ultramarino do Reino Unido na ponta da Península Ibérica. De lá, será possível ver a sombra sobre a entrada ocidental do Mar Mediterrâneo — com a companhia dos famosos macacos-de-gibraltar. Passeios e acomodações estão no site para turistas gibraltar-eclipse.com.

4. Jidá – Arábia Saudita

Jidá
 Experiência na Arábia Saudita inclui passeios por Jidá e Meca (Flickr/Aditya Prabaswara)

A experiência oferecida pela saudibirding.com inclui passeios por Jidá e Meca, com foco na observação de aves endêmicas do sudoeste do país. O eclipse será observado a partir de um resort à beira do Mar Vermelho.

5. Oásis de Bahariya – Egito

Oasis de Bahariya
Viagem de 10 dias passa por Cairo, desertos e conta com visita a tumbas, pirâmides e “múmias douradas” (Unsplash/Amira Shawky)

A agência Beluga Reisen oferece uma viagem de 10 dias em solareclipseegypt.com passando pelo Cairo e pelos desertos Branco e Negro, com visitas a pirâmides, tumbas e às chamadas “múmias douradas”. O eclipse será visto de um hotel no Oásis de Bahariya.

6. M’diq – Marrocos

M'diq
Tour pela Espanha e pelo Marrocos tem observação do eclipse na cidade marroquina de M’diq (FlickrYassine Abbadi)

Com início no sul da Espanha, passando por Madri e Sevilha, o tour da travelleaders.com cruza o Estreito de Gibraltar até o norte do Marrocos. A cidade de M’diq será o ponto de observação do eclipse.

7. Tânger – Marrocos

Tânger
Além do eclipe, tour oferece passeios por cidades como Marrakesh e Casablanca (Tânger/Raúl Cacho Oses)

Outra opção no Marrocos é a cidade costeira de Tânger. A viagem de 14 dias da travelquesttours.com inclui paradas em cidades históricas como Casablanca e Marrakech, com destaque para a observação do eclipse solar total.

8. Andaluzia – Espanha

Sevilha
Andaluzia é uma das regiões que mais atrai turistas na Espanha (Unsplash/Henrique Ferreira)

A backcountryjourneys.com promove um workshop fotográfico pela região espanhola da Andaluzia. O destaque é a possibilidade de registrar o eclipse na cidade de Almazán, na província de Sória.

9. Oásis de Siuá – Egito

Oasis de Suiá
Cairo, Alexandria e El Alamein também fazer parte da viagem com foco na visualização do eclipse (Flickr/sabamonin)

Em uma expedição de nove dias organizada pela astro-trails.com, o Oásis de Siuá — localizado no Deserto Ocidental egípcio — será o ponto principal de observação do eclipse. O roteiro inclui ainda visitas ao Cairo, Alexandria e El Alamein.

10. Resorts no Mar Vermelho – Egito

Resort Marsa Shagra
Resorts no sul da costa egípcia do Mar Vermelho oferecem experiências de observação do eclipse (Reprodução/Beluga Reisen)

O sul da costa egípcia do Mar Vermelho também oferecerá excelente visibilidade do eclipse. Diversos resorts da rede Red Sea Diving Safari já disponibilizam hospedagens para o evento, com reservas abertas via Beluga Reisen em solareclipseegypt.com.

Curtiu? Já manda para os seus amigos e planeje esse momento!

Leia mais:

VÍDEO | COMO VER UM ECLIPSE SOLAR EM SEGURANÇA?

 

Leia a matéria no Canaltech.