Na semana passada, vimos informações interessantes sobre o PS6 e o portátil do PlayStation vazadas pelo youtuber Moore’s Law is Dead. Agora, o insider Kepler_L2, famoso por vazar dados da AMD, corroborou com os rumores e comentou sobre o que podemos esperar no futuro.
De acordo com Kepler_L2, o Project Canis (codinome do PlayStation portátil) deve ter 16 Compute Units na GPU, mas ele ainda não sabe o que esperar com certeza do PS6. Entretanto, o insider confirmou que, ao menos por ora, o Xbox não tem nenhum novo chip portátil em produção, dando força aos boatos que a Microsoft desistiu de criar um hardware próprio mobile. Será?
Imagem: Sony
PlayStation portátil ganha novos detalhes
Se você acompanhou os vazamentos da semana passada, o youtuber Moore’s Law is Dead (que vazou quase tudo do PS5 Pro antes da hora) comentou sobre os planos futuros da Sony. No vídeo, é citado que o Project Canis, o novo portátil da companhia, deve ter entre 12 e 20 RDNA Compute Units, dando uma noção do que esperar.
As informações vieram de documentos de 2023 da AMD e agora Kepler_L2 dá mais detalhes. Segundo o insider, até onde ele sabe a contagem de CU (Compute Units) foi definida em 16, mas ele ainda não tem dados concretos sobre o Project Orion (PS6), que segundo Moore’s Law is Dead está entre 40 e 48 RDNA CU.
Imagem: Sony
Nas palavras de Moore’s Law is Dead, as especificações do PlayStation Portátil devem produzir um hardware 0,5x mais forte que o PS5 convencional, mas ainda teremos que ver isso na prática, já que 16 Compute Units é menos da metade do poder do console atual (que tem 36 CU), embora em uma arquitetura e hardware mais avançado.
Novamente, vale reforçar: a quantidade de Compute Units é apenas um parâmetro e precisamos ver no futuro os clocks, arquitetura e recursos que o PlayStation Portátil terá para entender um pouco mais sobre que tipo de desempenho ele vai entregar.
Xbox pode não ter um portátil próprio
Os dados revelados por aqui vêm de uma discussão no fórum NeoGAF, em que Kepler_L2 respondeu alguns usuários. Uma das perguntas era sobre o futuro portátil do Xbox, que muitos boatos passados apontavam na provável existência e, posteriormente, no cancelamento do projeto.
Segundo Kepler_L2, não há nenhum SoC (chip integrado) para portáteis em desenvolvimento pela Microsoft. Para deixar claro, isso se refere a um chip proprietário e subsidiado pela própria companhia, algo que não se aplica ao ROG Xbox Ally, que é um produto terceirizado.
Imagem: Xbox
Certamente planos podem mudar, mas parece que por ora apenas o PlayStation está investindo em um portátil, que já pode ter as especificações de hardware definidas. Como sempre, por mais confiáveis que Kepler_L2 e Moore’s Law is Dead sejam, precisamos levar todas essas informações como rumores.
Fonte: Kepler_L2