Novidade no Pix: Botão de Contestação para Combater Fraudes
O Pix, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, ganha um novo recurso importante a partir desta quarta-feira: o “botão de contestação”. Este recurso faz parte do Mecanismo Especial de Devolução (MED) e permite que os usuários contestem transações suspeitas de fraude, golpe ou coerção diretamente no aplicativo do seu banco.
A ideia por trás deste botão é facilitar o processo de contestação de transações via Pix, tornando-o mais rápido e eficiente. Com isso, as vítimas de golpes ou fraudes poderão recuperar seus recursos em um prazo mais curto. O procedimento será feito de forma digital, sem a necessidade de contato com um atendente, o que deve aumentar a velocidade de bloqueio de recursos na conta de criminosos.
Como Funciona o Botão de Contestação
Uma vez feita a contestação, a análise da transação deverá ser concluída em até sete dias, com devolução do valor em até 11 dias. O botão de contestação não poderá ser usado em casos de arrependimento ou erro no envio do Pix, como digitação errada de chave Pix, e valerá exclusivamente para fraude, golpe e coerção.
Aqui estão os principais pontos sobre o funcionamento do botão de contestação:
- A contestação é feita diretamente no aplicativo do banco.
- A análise da transação é concluída em até sete dias.
- A devolução do valor é feita em até 11 dias após a contestação.
- O recurso é exclusivo para casos de fraude, golpe e coerção.
Com a implementação do botão de contestação, o Pix reforça sua posição como um sistema de pagamento seguro e confiável, oferecendo mais uma ferramenta para proteger os usuários contra fraudes e golpes. Este recurso é um exemplo de como a tecnologia pode ser usada para melhorar a experiência do usuário e combater atividades ilegais.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link