A Britânia Eletrodomésticos, empresa responsável pela produção de itens com marcas da Britânia e Philco, demitiu 860 funcionários da sua fábrica na Zona Franca de Manaus. Como apontado pela Folha de S. Paulo, o corte representa 32% dos trabalhadores da unidade amazonense.
- 4 tecnologias que vão tornar o ar-condicionado coisa do passado
- Por que o ar-condicionado é tão caro?
No local, são fabricados aparelhos de ar-condicionado, micro-ondas e televisores da Philco.
Segundo a Britânia, as demissões fazem parte de “um processo de reestruturação pontual”, por causa da revisão das projeções de vendas para o ano. O setor de ar-condicionado foi o mais afetado, já que se trata de um produto considerado sazonal.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A empresa admitiu que as vendas dos produtos montados em Manaus estão em estabilidade, e mesmo assim o contexto exigiu uma reavaliação:
“Identificamos a necessidade de ajustes operacionais — o que inclui, infelizmente, a redução do quadro de colaboradores, a fim de manter a sustentabilidade do negócio”.
A decisão não afeta outras unidades do grupo. A Britânia destacou que a medida “reflete exclusivamente o cenário pontual da planta de Manaus”.
Considerando todas as unidades industriais, a empresa emprega aproximadamente 10 mil pessoas no país. Portanto, a demissão em massa levou à saída de cerca de 9% do total de funcionários.
Mercado segue em crescimento
Valdemir Santana, presidente da CUT do Amazonas e do Sindicato dos Metalúrgicos do estado, ressaltou que se trata do maior corte da Zona Franca de Manaus nos últimos três anos. No mesmo período, houve um aumento de 96 mil para 132 mil funcionários.
A Britânia informou ter contado com o apoio do sindicato local para “alinhar um acordo coletivo e tratar o tema com muito cuidado e o menor impacto possível”.
De acordo com dados da Euromonitor e da GfK, apontados pela Folha, o mercado de ar-condicionado vem em crescimento:
- Foram R$ 10,3 bilhões no Brasil em 2024, um aumento de 15,4% em relação ao ano anterior.
- Espera-se que o ano de 2025 mostre um crescimento de 7,7%, alcançando R$ 11,1 bilhões.
Outros setores nos quais a Britânia opera também viram aumentos:
- As vendas de micro-ondas tiveram aumento de 19,1% em unidades no ano passado, e elevação de 12,8% nos cinco primeiros meses deste ano, em comparação ao mesmo período de 2023;
- O mercado de TVs teve crescimento de 4,7% no faturamento, e é esperado um aumento de 3,8% neste ano. Em termos de unidades vendidas, percebeu-se um declínio de 0,8% entre janeiro e maio de 2025.
Além da unidade de Manaus, a Britânia possui duas outras fábricas, em Joinville (SC) e Linhares (ES). Ambas mantêm o mesmo número de funcionários.
Leia mais no Canaltech:
- Não tem secadora? 8 dicas para secar roupas no inverno sem gastar muita energia
- Índia quer “ar-condicionado capado” para economizar energia; entenda a proposta
- Máquina da Xiaomi lava em 15 min e para sozinha quando a roupa seca
Conheça o ar-condicionado portátil Philco:
Leia a matéria no Canaltech.