PF e Bolsonaro, IOF, Pix na mira dos EUA e mais: resumo em 5 pontos para você

A semana foi marcada pela deflagração de uma operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que agravou ainda mais a relação do Brasil com os Estados Unidos, além de mudanças na política tributária doméstica e movimentações importantes no setor de saúde.

Alvo de nova operação da PF, Bolsonaro foi submetido a medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica. O episódio tensionou ainda mais as relações do país com o presidente dos EUA e apoiador de Bolsonaro, Donald Trump, que saiu em sua defesa.

Nos Estados Unidos, foi aberta uma investigação sobre o uso do Pix em esquemas de lavagem de dinheiro.

No fim de semana, foi noticiada uma possível associação entre duas gigantes do setor hospitalar, que deve movimentar as ações das empresas nos próximos dias.

Confira um resumo das principais notícias para você terminar a semana bem informado e começar a próxima por dentro de tudo:

Bolsonaro alvo de operação da PF em Brasília

Na última sexta-feira (19), a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra Jair Bolsonaro. O ex-presidente teve o passaporte apreendido e passará a usar tornozeleira eletrônica. A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Trump defende Bolsonaro, critica STF e suspende vistos de ministros

O presidente dos EUA, Donald Trump, saiu em defesa de Jair Bolsonaro, afirmando que ele é alvo de “um sistema judicial armado”. Na sexta-feira, após a operação da PF contra o ex-presidente brasileiro, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, revogou os vistos americanos de Alexandre de Moraes e de outros sete ministros do Supremo Tribunal Federal.

EUA abrem investigação que envolve Pix e 25 de Março

O governo dos Estados Unidos iniciou investigações sobre práticas comerciais do Brasil e supostas restrições consideradas injustas às exportações americanas. A investigação abrange seis frentes, incluindo temas como Pix, tarifas, propriedade intelectual, com menção direta à Rua 25 de Março, em São Paulo, além de etanol, corrupção e desmatamento. A ação ocorreu uma semana após Trump ameaçar tarifas de 50% contra o Brasil, citando práticas comerciais desleais e questões políticas internas.

Moraes restabelece aumento do IOF, mas deixa risco sacado de fora

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, restabeleceu a maior parte do decreto presidencial que elevou as alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), publicado originalmente em junho, mas suspendeu a cobrança sobre operações de risco sacado, usadas para antecipação de recebíveis por empresas. A medida veio após tentativa frustrada de mediação entre Executivo e Congresso em audiência de conciliação no STF.

Rede D’Or e Fleury negociam associação, diz jornal

De acordo com o jornal O Globo, a Rede D’Or e o Grupo Fleury estão em conversas para uma possível associação. As empresas ainda não se manifestaram oficialmente, mas a negociação pode resultar em uma das maiores operações do setor de saúde no país, unindo diagnósticos e rede hospitalar sob um mesmo grupo.

infomoney.com.br/">InfoMoney.