Pesquisa Nacional sobre Cultura no Brasil
A Pesquisa Nacional sobre Cultura no Brasil, realizada pelo Instituto Nexus, apontou que a falta de tempo é o principal obstáculo para o consumo de produtos culturais pelos brasileiros, com 33% dos entrevistados. Em seguida, vem a falta de interesse (29%) e a falta de dinheiro para o consumo, com 24%.
Os dados foram apresentados no Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR+Ibero-América), que aconteceu no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), em Fortaleza. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou que a pesquisa vai orientar os investimentos do setor e fortalecer a soberania cultural do país.
Resultados da Pesquisa
A pesquisa mostrou que a população brasileira enxerga a cultura como parte da formação histórica do país. A música é o produto cultural mais consumido, com 53%, seguido de filmes (52%) e séries (40%). Quanto à visita a equipamentos culturais, 24% dos entrevistados foram a shows ou festivais de música, 23% a cinemas e 15% a feiras ou festas literárias.
No entanto, 47% dos entrevistados não souberam ou não responderam à pergunta sobre a visita a equipamentos culturais, indicando que quase a metade da população não visitou nenhum equipamento cultural no período. Já 33% disseram que gostariam de ir ao cinema, 27% a show ou festival de música e 18% ao teatro.
- 34% das pessoas consideram que a cultura brasileira é valorizada no mundo.
- 71% acham que o impacto da cultura é positivo para a imagem internacional do Brasil.
- 84% considera importante o apoio a artistas e produtores locais.
- 53% que a cultura tem importância na atual agenda do governo federal.
A pesquisa também mostrou que o celular é o meio mais utilizado para o consumo de produtos culturais, com 62% da população, seguido da televisão (53%) e do rádio (9%). O Netflix é a plataforma de streaming mais acessada no Brasil, com 58%, seguido do YouTube Premium (23%) e do Globoplay (21%).
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link