A Perplexity rastreia e coleta conteúdos de sites que bloquearam o acesso de rastreadores. Segundo análise feita pela Cloudflare, a startup de inteligência artificial oculta sua identidade durante o acesso para tentar burlar as preferências dos sites.
- O que é Perplexity e como usar a IA para fazer pesquisa aprofundada
- Perplexity lança plano de R$ 1 mil com IA poderosa do ChatGPT e Claude
Na segunda-feira (4), a Cloudflare publicou a avaliação e explicou que a realizou após receber reclamações de clientes (sites) que haviam proibido o rastreamento do Perplexity por meio do arquivo “robots.txt”, mecanismo usado para definir quais páginas ou seções de um site podem ou não ser acessadas por rastreadores.
“Confirmamos que os rastreadores da Perplexity estavam de fato bloqueados nas páginas específicas em questão e, em seguida, realizamos vários testes direcionados para verificar o comportamento exato observado”, afirmou a Cloudflare.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A Perplexity oferece serviços de IA que dependem da coleta massiva de dados da internet. Para isso, a startup rastreia e extrai textos, imagens e vídeos — na maioria das vezes, sem permissão para realizar essas ações.
Ao site TechCrunch, o porta-voz da Perplexity, Jesse Dwyer, rejeitou a análise feita pela Cloudflare e afirmou que o bot mencionado pela empresa não pertence à startup.
Cloudflare criou domínios para testar a Perplexity
Para confirmar as suspeitas, a Cloudflare criou diversos domínios inéditos, não indexados por mecanismos de busca e que não haviam sido divulgados publicamente. Também bloqueou o acesso da Perplexity a esses conteúdos.
Na sequência, a Cloudflare consultou a IA e fez perguntas sobre os sites criados. Como resposta, a Perplexity apresentou informações detalhadas sobre o conteúdo exato de cada domínio.
“Essa resposta foi inesperada, pois adotamos todas as precauções necessárias para impedir que esses dados fossem recuperados por seus rastreadores”, destacou a Cloudflare.
Leia mais:
- Sem grana, sem treino: Cloudflare declara guerra aos bots de IA
- Por quanto tempo você consegue usar as IAs de graça?
- ChatGPT, Gemini, Copilot e DeepSeek: quais são as diferenças entre as IAs?
VÍDEO: Qual IA escolher?
Leia a matéria no Canaltech.