PCIe 8.0 é 8x mais rápido que PCIe 5.0 e estreia em 2028

Enquanto muitos usuários de PC ainda estão migrando para a tecnologia PCIe 5.0, o consórcio PCI-SIG divulgou nesta semana as especificações do PCIe 8.0, que tem lançamento planejado para 2028. A nova geração da conexão promete entregar até 256 GT/s, o dobro em relação ao PCIe 7.0 e 8x em relação à atual geração (PCIe 5.0), proporcionando 1 TB/s de largura de banda.

Esses números refletem o compromisso do PCI-SIG em dobrar a velocidade a cada três anos, e isso tem acontecido há mais de duas décadas, desde que o padrão PCI-Express chegou ao mercado.

Evolução do PCIe segue alta demanda por IA

Não faz muito tempo que as especificações do PCIe 7.0 foram reveladas, além do anúncio sobre a chegada do PCIe 6.0 ainda em 2025. Os trabalhos não param e por isso sabemos do que a tecnologia mais avançada nesse segmento será capaz de fazer.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Especificações PCIe
Especificações PCIe (PCI-SIG)
Especificações PCIe
Especificações PCIe (PCI-SIG)

“Após o lançamento da especificação PCIe 7.0 este ano, a PCI-SIG tem o prazer de anunciar que a especificação PCIe 8.0 duplicará a taxa de dados para 256 GT/s, mantendo nossa tradição de duplicar a largura de banda a cada três anos para oferecer suporte a aplicativos de última geração”, disse Al Yanes, presidente do grupo responsável pelo desenvolvimento da tecnologia.

O executivo reforça que, com a demanda crescente por mais desempenho para IA, a necessidade por tecnologias que permitam chegar mais longe é algo real.

“Com o aumento da taxa de transferência de dados exigida em IA e outras aplicações, continua a existir uma forte procura por alto desempenho. A tecnologia PCIe continuará a fornecer uma interconexão de I/O econômica, com alta largura de banda e baixa latência para atender às necessidades do setor”, adiciona.

A geração 5.0 ainda não foi adotada pela massa, embora CPUs Intel Core de 12ª e AMD Ryzen 7000 em diante já ofereçam suporte à tecnologia e estão disponíveis há alguns anos.  

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.