bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 03:59
Temperatura: -9.1°C
Probabilidade de chuva: 0%

Início da Vacinação contra Vírus Sincicial Respiratório

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou do projeto Sangue Corinthiano, na Neo Química Arena, em São Paulo, para incentivar a doação voluntária de sangue e marcar o início da vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) no estado.

Essa é a terceira participação de Padilha na mobilização, que visa fortalecer as ações de cuidado à saúde e promover a doação de sangue. Ele destacou a importância da doação voluntária como gesto permanente de solidariedade e defendeu a ampliação da doação de sangue e do acesso à vacinação como políticas complementares.

Importância da Vacinação

A vacina contra o VSR é fundamental para proteger as gestantes e os recém-nascidos contra a bronquiolite, principal causa de internação de crianças. A vacina oferece proteção imediata aos recém-nascidos, reduzindo hospitalizações.

O VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. Em 2025, o Brasil registrou 43,1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo VSR, com mais de 35,5 mil hospitalizações ocorrendo em crianças com menos de dois anos.

Quem Deve se Vacinar?

O grupo prioritário para a vacinação é composto por todas as gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, sem restrição de idade. A recomendação é de dose única a cada nova gestação.

A vacina contra o VSR pode ser administrada simultaneamente a outros imunizantes, como a influenza e a covid-19. A eficácia da estratégia foi demonstrada em estudos clínicos, como o Estudo Matisse, que revelou eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos primeiros 90 dias de vida dos bebês.

Conclusão

A vacinação contra o VSR é uma medida importante para proteger as gestantes e os recém-nascidos contra a bronquiolite. Com a chegada das doses às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos de vacinação, é fundamental que as equipes atualizem a situação vacinal das gestantes e promovam a vacinação como uma política de saúde pública.

  • A vacina contra o VSR é gratuita e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
  • A vacina é fundamental para reduzir as hospitalizações e as mortes causadas pela bronquiolite.
  • A vacinação é uma medida importante para promover a saúde pública e proteger as gestantes e os recém-nascidos.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link