Os 7 PIORES eletrodomésticos para comprar no Amazon Prime Day


O Amazon Prime Day, que acontece nos dias 15 e 16 de julho, é um evento exclusivo para clientes Prime, com descontos em produtos de diversas categorias. Mas, diante da enxurrada de ofertas e marcas, é preciso cuidado: nem tudo que parece uma boa oportunidade realmente vale a pena.
Para ajudar quem está de olho em um novo eletrodoméstico, o TechTudo preparou uma lista com os piores produtos para comprar no Prime Day — considerando pontos como utilidade real, consumo de energia, qualidade, manutenção, suporte e outros. Afinal, antes de se empolgar com o preço, vale refletir se o produto faz sentido para o seu dia a dia. Confira!
🔎 Air Fryer Oven (com forno) vs normal: veja diferenças e escolha a melhor
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Vai aproveitar o Amazon Prime Day? Fique esperto em relação aos 8 PIORES eletrodomésticos para comprar
Reprodução/Freepik
📝 Amazon: é seguro comprar de lojas terceirizadas? Confira no Fórum TechTudo
Amazon Prime Day: fuja destes 8 eletrodomésticos
Que gastam muita energia
Que possuem más avaliações
Com garantia muito curta
Que possuem suporte limitado
Que estão obsoletos
Com tensão diferente da sua casa
Que não atendem às suas necessidades
1. Que gastam muita energia
Um dos quesitos necessários a se considerar quando se está pesquisando por um eletrodoméstico é o consumo de energia elétrica. Afinal, investir em um produto que vai aumentar os gastos com a conta de luz não parece uma boa escolha, e, de fato, não é. Por isso, para ajudar o meio ambiente e o seu bolso, prefira produtos classe A com selo Procel de eficiência energética.
Atenção: eletrodomésticos sem selo de eficiência energética vão elevar bastante a conta de luz
Reprodução/Freepik
2. Que possuem más avaliações
Você se hospedaria em uma pousada ou iria a um restaurante após ler uma enxurrada de avaliações negativas? Provavelmente não — e o mesmo raciocínio deve ser aplicado na hora de escolher um eletrodoméstico, mesmo que o preço pareça irresistível.
Os comentários e avaliações de clientes trazem impressões valiosas sobre a experiência de uso. Se um produto acumula reclamações frequentes, principalmente relacionadas ao acabamento, falhas no funcionamento, dificuldade de assistência técnica ou defeitos recorrentes, ele não merece estar no seu carrinho de compras.
As avaliações negativas sobre um eletrodoméstico devem ser consideradas antes da compra
Reprodução/Freepik
3. Com garantia muito curta
Outro ponto que merece atenção é a garantia. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que a cobertura mínima para bens duráveis seja de 90 dias. No entanto, muitas fabricantes oferecem uma garantia contratual estendida, o que representa uma segurança extra para o comprador.
Por isso, é importante consultar previamente os termos de garantia antes de finalizar a aquisição do eletrodoméstico. O ideal é optar por produtos com, no mínimo, 12 meses de cobertura, o que pode evitar dores de cabeça com consertos e trocas logo nos primeiros meses de uso.
4. Que possuem suporte limitado
É muito importante que o consumidor consiga acionar a fabricante facilmente para solucionar problemas e esclarecer dúvidas. Sendo assim, desconfie de marcas que oferecem pouco ou nenhum suporte pós-venda, ou seja, poucos canais de atendimento e locais para assistência técnica. Isso pode gerar muitos transtornos caso o consumidor precise dos serviços de suporte técnico ou mesmo para esclarecer dúvidas sobre reposição de peças, estabelecimentos para conserto de produtos e outras questões relacionadas ao aparelho.
Para não ter prejuízos, o consumidor deve assegurar que a fabricante consiga oferecer suporte, caso necessário
Reprodução/Freepik
5. Que estão obsoletos
Não faz sentido pagar caro por um produto obsoleto, principalmente eletrodomésticos, cujas funções são, muitas vezes, essenciais para manter a organização da casa. Dessa maneira, por mais barato que esteja, não vale a pena investir em um aparelho ultrapassado e com funções limitadas, pois esse barato tem potencial para sair caro. Logo, prefira itens recentes, com funcionalidades mais modernas e úteis, além de recursos variados, para não acabar tendo que aposentar seu aparelho antes do esperado.
Invista em eletrodomésticos mais modernos e funcionais
Reprodução/Freepik
6. Com tensão diferente da sua casa
Utilizar eletrodomésticos com voltagem maior do que a da residência é certeza de dor de cabeça, pois pode sobrecarregar a rede elétrica, danificando o aparelho, causando curto-circuito e, no pior cenário, um incêndio. Por outro lado, adquirir um produto com voltagem menor pode comprometer seu funcionamento, que pode ficar abaixo do esperado. Por isso, é preciso escolher produtos com a tensão correta, seja em 127 V, 220 V ou bivolt. Informe-se, ainda, sobre a voltagem de todas as tomadas da casa para evitar custos adicionais e acidentes.
Ao adquirir um eletrodoméstico, certifique-se de que a voltagem seja a correta
Reprodução/Freepik
7. Que não atendem às suas necessidades
Por fim, uma última dica: no impulso de aproveitar as promoções, é comum que o consumidor acabe comprando um eletrodoméstico que não faz sentido para sua rotina. Antes de se deixar levar pelo preço, vale refletir se o produto realmente será útil no seu dia a dia.
Por exemplo, se você mora sozinho e quase não fica em casa, será que precisa mesmo de um fogão 5 bocas ou de uma lava-louças? Por outro lado, se sua família é grande e costuma cozinhar com frequência, talvez uma air fryer mini, por mais bonita que pareça, não seja a melhor escolha.
Vídeo: O que ficar de olho no Prime Day? Tudo que você precisa saber para economizar!
O que ficar de olho no Prime Day? Tudo que você precisa saber para economizar!
Mais do TechTudo
Initial plugin text