Opera x Chrome: qual é o melhor navegador para usar no dia a dia? Testamos!


Chrome e Opera estão na lista dos navegadores mais usados pelos usuários. Ambos oferecem recursos avançados de segurança e privacidade — como VPN integrada no Opera e Google Safe Browsing no Chrome — além de integração com serviços externos, disponibilidade de extensões e ferramentas para organizar abas e aumentar a produtividade. Diante de tantas funções, é natural surgir uma dúvida entre os usuários: qual é o melhor? Pensando nisso, preparamos um comparativo para ajudar você a definir qual é o melhor navegador para usar no dia a dia. Confira.
🔎Você lembra do Internet Explorer? Conheça primeira versão do navegador
🤖Opera Neon: novo navegador com agente de IA usa a internet por você
Opera vs Chrome: qual é o melhor navegador para usar no dia a dia?
Reprodução/IA/ChatGPT
📝O que muda do Google Gemini Gratuito para a versão de estudantes? Veja no fórum do TechTudo!
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Opera x Chrome: veja comprativo
Enquanto o Chrome se destaca pela velocidade, embora consuma mais recursos do sistema, o que pode prejudicar seu uso em máquinas mais simples. O Opera apresenta desempenho equilibrado com menor uso de RAM e CPU, além de recursos como o Modo Turbo, que acelera o carregamento das páginas de navegação. Ambos são compatíveis com múltiplas abas, extensões e serviços externos.
Nesta matéria, o TechTudo faz um comparativo entre o Opera e o Chrome para ajudar você a definir qual é o melhor navegador para usar o dia a dia. Confira, no índice abaixo, os tópicos que serão abordados.
Desempenho
Personalização do usuário
Organização de abas
Extensões disponíveis
Integração com serviços externos
Segurança e privacidade
Opera vs Chrome : qual é o melhor?
1. Desempenho
A primeira preocupação dos usuários ao escolher um navegador costuma ser o desempenho, dando preferência para um que apresente uma navegação rápida, eficiente e leve. Nesse aspecto, tanto o Opera quanto o Chrome apresentam pontos positivos, embora algumas diferenças sutis os separem. O Chrome costuma ser mais rápido, mas tende a consumir mais recursos de RAM e CPU — o que pode prejudicar seu funcionamento em dispositivos mais modestos, principalmente ao lidar com várias abas abertas. Já o Opera, também ágil, consome menos recursos sem comprometer o desempenho. Além disso, o navegador conta com o Modo Turbo, que bloqueia anúncios e acelera o carregamento das páginas.
Chrome consome mais recursos de RAM e CPU
Mariana Saguias/TechTudo
2. Personalização do usuário
O Chrome permite personalizar o navegador por meio de temas e extensões, embora sua interface, de modo geral, seja mais minimalista e menos flexível. O Opera, por outro lado, adota uma abordagem oposta e é mais permissivo quanto à personalização. Além dos temas e papéis de parede, o navegador tem como destaque na interface um sidebar vertical, que oferece diversos atalhos e integração com aplicativos de mensagens como WhatsApp e Facebook Messenger.
Opera oferece mais opções de personalização
Divulgação/Opera
3. Organização de abas
Para quem trabalha com várias abas abertas e busca uma forma de organizá-las melhor, ambos os navegadores oferecem recursos úteis. No entanto, mais uma vez, o Opera apresenta certa vantagem. Enquanto o Chrome permite agrupar abas por cores e nomes, ele não oferece organização por seções. Já o Opera, com os recursos Workspaces e Tab Islands, possibilita que as abas sejam organizadas por contextos distintos, proporcionando uma navegação mais segmentada e eficiente pelas seções.
Tab Islands (Ilhas de Abas) no Opera permite organizar melhor as abas
Divulgação/Opera
4. Extensões disponíveis
Outro ponto importante a ser considerado na hora de escolher entre o Opera e o Chrome são as extensões disponíveis. Embora o Opera tenha sua própria loja e seja compatível com as ofertas da Chrome Web Store, o navegador do Google conta com a maior biblioteca de extensões do mercado. Com uma ampla variedade de serviços para download, muitos desses recursos são voltados para produtividade, segurança e integração com o ecossistema do Google.
Chrome Web Store é a maior biblioteca de extensão do mercado
Reprodução/Chrome
5. Integração com serviços externos
Sobre a integração com serviços externos, tanto o Chrome quanto o Opera apresentam pontos positivos que contribuem para aumentar a produtividade e a escolha do melhor navegador depende das necessidades de cada usuário.
O Opera possui integração nativa com aplicativos de mensagens, como Telegram e WhatsApp, além de oferecer acesso rápido a players de música, como o Spotify. Outro destaque é o recurso My Flow, que permite a sincronização entre dispositivos e facilita o compartilhamento de conteúdo entre o celular e o computador.
Já o Chrome se destaca na execução de múltiplas tarefas, graças à integração completa com os serviços do ecossistema da big tech — como Google Drive, Gmail, Google Docs e Google Planilhas. Além disso, oferece sincronização entre computador e celular, permitindo a restauração de abas, compartilhamento de histórico e acesso facilitado aos logins salvos.
Chrome possui integração com serviços do ecossistema Google
Laura Storino/TechTudo
6. Segurança e privacidade
Por fim, além do desempenho, os requisitos mais valorizados pelos usuários na escolha de um navegador são segurança e privacidade. O Opera oferece um robusto pacote de recursos voltado para a navegação segura. O software conta com uma VPN gratuita integrada, além de ferramentas de proteção contra rastreadores e bloqueio de anúncios.
Já o Chrome , navegador do Google, aposta em atualizações frequentes que incorporam funcionalidades de segurança, como proteção contra phishing e o recurso Google Safe Browsing. No entanto, o software enfrenta críticas em relação à transparência sobre o uso dos dados coletados dos usuários. A empresa afirma que essas informações são utilizadas para personalizar seus serviços, mas ainda existe certa incógnita quanto ao real destino e ao nível de controle que o usuário possui sobre seus dados.
Opera conta com uma VPN gratuita
Divulgação/Opera
7. Opera vs Chrome : qual é o melhor?
Como mencionado anteriormente, a definição de qual navegador é melhor depende muito das expectativas do usuário em relação aos recursos oferecidos. Durante os testes realizados para a produção deste texto, utilizei um notebook com processador i5 e 16 GB de RAM — um dispositivo relativamente potente. Por isso, no quesito desempenho, tanto o Chrome quanto o Opera entregaram resultados satisfatórios. Além disso, ambos apresentaram bom retorno em relação à integração com serviços externos e à variedade de extensões disponíveis.
No entanto, nos demais aspectos abordados neste conteúdo — personalização, organização de abas, segurança e privacidade — o Opera foi superior em comparação com o Chrome . A possibilidade de personalizar o navegador para uma experiência mais fluida é um ponto positivo, assim como os recursos de organização de abas, que permitem manter várias delas abertas de forma visualmente limpa, sem sobrecarregar a interface nem gerar confusão entre os conteúdos.
Por fim, quando se trata de segurança e privacidade, todo usuário busca navegar com um certo grau de tranquilidade — e nesse ponto, o Opera oferece soluções mais robustas que reforçam essa confiança.
Com informações de PC Mag, Cloudwards, XDA (1 e 2), Opera, GeeksforGeeks, speMEDIA, Android Authority, CitezenSide, Leaf Browser, Tom’s Guide, TechRadar, BGR e TechTudo
Mais do TechTudo
Veja também: Pix chegou ao Chrome e mais! Veja novidades do Google no Brasil
Pix chegou ao Chrome e mais! Veja novidades do Google no Brasil