O novo modelo de linguagem do ChatGPT, ChatGPT-5, foi lançado nesta quinta-feira (7), pela OpenAI. Já havia rumores sobre a liberação da novidade há algumas semanas, O CEO Sam Altman, chegou a mostrar o novo modelo numa postagem no X (antigo Twitter) no fim de semana. Nesta semana, a empresa também anunciou o modelo de linguagem aberto GPT-OSS. Segundo a OpenAI, O GPT-5 apresenta melhores habilidades de raciocínio, desempenho e maior capacidade de personalização. Usuários que fizeram teste antecipados relataram melhora significativa para resolver problemas matemáticos e questões de programação. Ainda assim, a percepção geral é de que a evolução em comparação com a versão anterior, GPT-4 não é tão expressiva. A seguir, confira mais detalhes sobre a novidade.
🔍IA não é terapia: CEO do ChatGPT alerta que chats íntimos podem ser divulgados
🔔Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
ChatGP-5: novo modelo de IA é lançado pela OpenAI
Mariana Saguias/TechTudo
📝Vale a pena usar o ChatGPT para estudar? Veja no fórum do TechTudo
A novidade foi apresentada pelo CEO Sam Altman durante transmissão ao vivo. Na abertura, ele destacou que o novo modelo consegue criar um software do zero e é mais inteligente que as versões anteriores. Ele defendeu ainda que o GPT-5 a colocará a OpenAI no topo da lista de melhor modelo do mundo para programação.
“O GPT-3 era como uma conversa com um estudante do ensino médio. Você podia fazer uma pergunta. Talvez recebesse uma resposta correta, talvez algo maluco. O GPT-4 me pareceu uma conversa com um estudante universitário. O GPT-5 é a primeira vez que realmente haverá uma conversa com um especialista ao nível de doutorado”, destacou Altman.
GPT-5 cria programas do zero, sem precisa de códigos
Reprodução/YouTube
A empresa vai disponibilizar o melhor modelo para usuários gratuitos a partir de hoje. Eles terão um limite diário para testar a ferramenta. Para desenvolvedores que acessam o GPT-5 via API da OpenAI, o modelo estará disponível em três versões com preços diferentes: GPT-5, GPT-5 mini e GPT-5 nano.
Na escrita, a OpenAI promete que o GPT-5 consegue fazer textos que se parecem menos com IA, garantindo frases menos genéricas e desenvolvendo ideias mais complexas. A empresa também informou a adição de novas personalidade ao ChatGPT para as respostas terem mais possibilidades de tom de voz. São elas: “Cínico”, “Robô”, “Ouvinte” e “Nerd”. Usuários também poderão alterar a cor de tópicos de bate-papo individuais.
ChatGPT: relembre o histórico de versões da IA
GPT 1: junho de 2018
Esse modelo inicial do ChatGPT foi usado somente como base de pesquisa. Ele foi o primeiro modelo da série Generative Pre-trained Transformer (GPT) da OpenAI e introduziu o paradigma de pré-treinamento e ajuste fino para tarefas de NLP, utilizando a arquitetura Transformer e modelagem autorregressiva para gerar texto.
Essa abordagem de pré-treinamento e ajuste fino se tornou um padrão para o desenvolvimento de modelos de linguagem, permitindo que os modelos sejam treinados em tarefas gerais e posteriormente adaptados para tarefas específicas. GPT-1 foi a base para o desenvolvimento de modelos como GPT-2, GPT-3, e ChatGPT, demonstrando a importância da arquitetura Transformer e da abordagem de pré-treinamento na geração de texto.
GPT-2: fevereiro de 2019
O GPT-2 teve avanços na geração de textos coerentes e conseguiu realizar tarefas como tradução, resumo e resposta a perguntas. A plataforma teve facilidade na escrita de notas jornalísticas e ficção de fan-fiction. A IA foi retida temporariamente por preocupações éticas com a desinformação, mas, após avaliação, o modelo completo foi disponibilizado ao público.
GPT-3: junho de 2020
Essa versão trouxe uma melhoria significativas na qualidade dos textos gerados. Além disso, houve um avanço em aprendizagem rápida, com maior integração com aplicativos externos via API. Na época, ainda não tinha funcionalidades de Deep Think, mas a plataforma já conseguia executar tarefas complexas.
GPT-3.5: novembro de 2022
Com essa versão, o ChatGPT ganhou maior consistência durante o diálogo prolongado com usuários. Essa foi a versão base da ferramenta gratuita no lançamento, o que garantiu fluidez e estabilidade nas conversas. Também houve melhor desempenho em tarefas de codificação, compreensão de instruções complexas e formatação de respostas.
GPT-4: 14 de março de 2023
Esse modelo tem suporte a processamento de imagens (na API) e garante maior precisão e confiabilidade. Além disso, a versão teve melhor desempenho em raciocínio lógico e reduziu alucinações.
Com informações de TechRadar 1, 2
Mais do TechTudo
Veja também: 6 concorrentes do ChatGPT que você deveria testar
6 concorrentes do ChatGPT que você deveria testar