OpenAI Anuncia Conselho de Especialistas em Bem-Estar e IA
A OpenAI, empresa líder em inteligência artificial, anunciou a formação de um conselho consultivo de especialistas para monitorar o bem-estar dos usuários e a segurança da IA. O grupo, composto por oito pessoas, terá a tarefa de definir padrões para interações saudáveis com a IA, envolvendo todas as faixas etárias de usuários.
O anúncio foi feito após o CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmar que a empresa conseguiu mitigar com sucesso os graves problemas de saúde mental causados pelo uso de seus produtos de chatbot. No entanto, a empresa enfrenta atualmente o seu primeiro processo por homicídio culposo, após alegações de que o ChatGPT teve participação no suicídio de um adolescente.
Quem são os membros do conselho?
- David Bickham, Ph.D. – Diretor de Pesquisa do Laboratório de Bem-Estar Digital do Hospital Infantil de Boston e Professor Assistente da Faculdade de Medicina de Harvard.
- Mathilde Cerioli, Ph.D. – Diretora Científica da everyone.AI, uma organização sem fins lucrativos que ajuda as pessoas a entender as oportunidades e os riscos da IA para crianças.
- Munmun De Choudhury, Ph.D. – Professora JZ Liang de Computação Interativa na Georgia Tech.
- Tracy Dennis-Tiwary, Ph.D. – Professora de Psicologia no Hunter College e cofundadora e CSO da Arcade Therapeutics.
- Sara Johansen, MD – Professora Assistente Clínica na Universidade Stanford e fundadora da Clínica de Saúde Mental Digital da Universidade.
- David Mohr, Ph.D. – Professor da Universidade Northwestern e Diretor do Centro de Tecnologias de Intervenção Comportamental.
- Andrew K. Przybylski, Ph.D. – Professor de Comportamento Humano e Tecnologia na Universidade de Oxford.
- Robert K. Ross, MD – Líder nacional e especialista em filantropia em saúde, saúde pública e iniciativas de saúde comunitária.
O conselho terá a tarefa de explorar tópicos sobre como a IA deve se comportar em situações complexas ou sensíveis e quais tipos de proteções podem ajudar as pessoas que usam o ChatGPT em momentos de crise pessoal. A OpenAI afirma que as operações do conselho tiveram início ainda na semana anterior, com uma sessão presencial para que os membros do conselho conhecessem as equipes com as quais trabalharão.
A formação do conselho é um passo importante para a OpenAI, que busca garantir que seus produtos sejam seguros e saudáveis para os usuários. Com a ajuda dos especialistas, a empresa espera desenvolver sistemas avançados de IA que apoiem o bem-estar das pessoas e potencializem vidas.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link