Um dos grandes destaques da feira HEALTH MEETING no ano passado foi o espaço denominado “Hospital do Amanhã” apresentado pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). A área foi concebida para ser uma experiência imersiva, possibilitando ao público uma interação com as inovações e como elas estão sendo integradas ao dia a dia das instituições de saúde mais avançadas do mundo. Para este ano, a expectativa do HCPA é enorme, com muitas novidades a serem apresentadas na HEALTH MEETING BRASIL / SINDIHOSPA 2025 que ocorre nos dias 21 a 23 de outubro na PUCRS. Para saber o que vem sendo pensado para esta edição, o portal Setor Saúde conversou com o diretor presidente do HCPA, Brasil Silva Neto, a diretora administrativa, Ana Paula Coutinho, o curador científico do espaço, Cristiano Englert e com o arquiteto responsável pelo espaço, Gustavo Seferin. Confira a terceira matéria da série especial com pessoas que acreditam e colocam em prática o sonho de promover um evento internacional de saúde no Rio Grande do Sul.
O professor Brasil Silva Neto (diretor presidente do HCPA) ressaltou a importância de a instituição estar presente novamente na HEALTH MEETING BRASIL / SINDIHOSPA 2025. “Entendemos que uma das principais vantagens de participar de eventos como este está em fortalecer conexões estratégicas e dar visibilidade às nossas potencialidades. Temos um papel fundamental na assistência, no ensino e na pesquisa – e encontros como esse são oportunidades valiosas para mostrar como essas frentes se articulam e impactam diretamente a saúde pública.”
“Além disso, cumprimos nosso compromisso institucional de expandir o conhecimento para além dos nossos muros. Esses espaços favorecem o diálogo, a troca de experiências e a construção de parcerias que ampliam a capacidade do sistema de saúde como um todo. Ao estarmos presentes, mostramos o que produzimos, aprendemos com outras instituições e, juntos, reforçamos um ecossistema que prioriza a qualidade, a inovação e a formação de profissionais mais preparados”, completou Neto.
“Queremos mostrar o que temos de melhor e mais moderno em uso, além daquilo temos para implementar no futuro”
Neto falou sobre a expectativa em relação ao espaço Hospital do Amanhã. “No estande, queremos mostrar o que temos de melhor e mais moderno em uso, além daquilo que planejamos implementar no futuro. O Hospital do Amanhã evidencia o protagonismo e do que praticamos e daquilo que está no horizonte, que vamos em busca para mantermos a liderança das transformações positivas na saúde. Entre as principais expectativas está a de manter — e até superar — o nível de excelência que mostramos na edição anterior. Esperamos que ele se consolide como uma verdadeira caixa de ressonância da qualidade da saúde produzida no Sul do país, projetando essa força para todo o Brasil e também para o exterior.
Queremos que seja uma vitrine viva das nossas práticas, da nossa capacidade técnica, da forma como utilizamos tecnologia de ponta a serviço do cuidado, da pesquisa e da formação. Que o evento como um todo mostre o quanto estamos preparados — técnica, científica e humanamente — para sermos protagonistas de um sistema de saúde público robusto, inovador e comprometido com a vida, que compartilha conhecimentos e vivências para transformar positivamente a sociedade”, reforçou o Diretor Presidente do HCPA.
Ana Paula Coutinho: “Para este ano, a nossa expectativa é encantar novamente — mas com ainda mais força.”
Ana Paula Coutinho (diretora administrativa do HCPA) comemorou a receptividade do espaço no ano passado e falou das expectativas para este ano: “A receptividade do público no ano passado foi simplesmente maravilhosa. O estande do HCPA se tornou um ponto de destaque no evento — arrisco dizer que foi histórico, não só para o hospital, mas para toda a feira. Recebemos milhares de visitantes, muitos dos quais ficaram genuinamente fascinados ao descobrir tudo o que fazemos.”
“Muita gente ainda associa um hospital público universitário apenas à formação tradicional de profissionais da saúde e à assistência clínica. Mas ali, conseguimos romper esse imaginário e mostrar toda a complexidade e a sofisticação do nosso trabalho. Revelamos a alta tecnologia que já empregamos há bastante tempo, o grau de inovação envolvido nas nossas práticas e a força da integração entre assistência, ensino e pesquisa. Foi uma oportunidade única de mostrar que somos referência, nossos atendimentos via convênios, os cursos de especialização e mestrado, o desenvolvimento de sistemas como o AGHUse, enfim, um showroom do que fazemos e que nem sempre aparece com o destaque que merece”, completou Coutinho.
A diretora administrativa também falou em primeira mão sobre as novidades que o espaço terá neste ano. “Para este ano, a nossa expectativa é encantar novamente — mas com ainda mais força. O estande do HCPA vai trazer um ambiente Cirúrgico Tecnológico, com novas experiências, mantendo o alto nível de interatividade e surpresa que marcou a edição passada. Queremos que cada pessoa que passe por ali saia com uma visão completamente renovada do que é um hospital público universitário.”
“Vamos apresentar inovações que integram tecnologia de ponta com o cuidado em saúde. Teremos uma impressora 3D em funcionamento, mostrando como já utilizamos esse recurso para criar modelos anatômicos usados em cirurgias complexas e de ensino. Também teremos uma agenda de pitches ao longo do dia, em que nossos profissionais vão apresentar ideias, projetos e soluções criadas dentro do hospital, mostrando o quanto somos um polo de inovação aplicado à vida real”, completou Coutinho.
“Nosso estande será um espaço vivo, efervescente, em que a tecnologia, o conhecimento e o cuidado caminham juntos. Mais do que uma vitrine, queremos que seja uma imersão no que há de mais avançado na saúde pública — feita com ciência, paixão e propósito”, disse Coutinho.
Cristiano Englert: “Queremos inspirar os participantes com casos reais, startups de ponta e ferramentas que já estão impactando positivamente o ecossistema de saúde.”
O curador científico, Cristiano Englert, explicou o processo que envolve a busca por soluções inovadoras. “Como curador científico do Hospital do Amanhã, nosso papel é mapear e selecionar as tecnologias mais promissoras capazes de transformar a experiência do paciente – especialmente na jornada cirúrgica. Nosso foco está em apresentar soluções inovadoras, como o uso de inteligência artificial, que possam tornar os processos mais eficientes, seguros e personalizados.”
“Queremos inspirar os participantes com casos reais, startups de ponta e ferramentas que já estão impactando positivamente o ecossistema de saúde. A Connext Health, atuando como um hub de tecnologia na saúde espera ser fundamental nesse processo, conectando tecnologias emergentes aos desafios reais do cuidado no hospital. A nossa missão é contribuir para construir hoje o futuro da saúde”, completou Englert.
Ele destacou a importância da Health Meeting Brasil / Sindihospa como impulsionadora da vinda de lideranças de renome que estão envolvidas no desenvolvimento do setor da saúde. “O Health meeting vem se posicionando para internacionalmente trazer as melhores pessoas, empresas e com isso impactar a nossa saúde e economia. Poder contribuir e se relacionar com esse ecossistema nacional e internacional é de grande valor para nossa cidade e estado estarem posicionados como um grande Hub de saúde e de referência mundial”, pontuou Englert.
Gustavo Seferin: “Neste ano, a Arquitetura no Hospital do Amanhã representará a fluidez e a flexibilidade indispensáveis aos hospitais do futuro.”
A arquitetura do espaço também é um destaque. O arquiteto da Seferin Arquitetura, destacou alguns pontos. Gustavo Seferin, sócio fundador, cresceu em meio ao ambiente hospitalar, filho de médicos e gestores de instituições de saúde. Naturalmente, a especialização em arquitetura hospitalar surgiu como consequência de uma trajetória pessoal e profissional voltada ao cuidado. “O escritório Seferin Arquitetos da Saúde atua há mais de 14 anos no setor, com mais de 200 mil metros quadrados projetados exclusivamente para a área da saúde. A vocação para esse segmento é algo que vem de família. Ao longo desses anos, a Seferin construiu um portfólio sólido, com obras de destaque no Rio Grande do Sul e em outros estados do país. Entre elas, estão o Hospital LifePlus Litoral Norte, referência em inovação, e a Rua Coberta da Santa Casa de Porto Alegre, projeto premiado internacionalmente.”
“Um dos grandes motivos de orgulho do escritório é a participação no Hospital do Amanhã, onde marca presença pelo segundo ano consecutivo. Dividir essa jornada com uma instituição do porte do Hospital de Clínicas de Porto Alegre é uma honra e reafirma o compromisso da Seferin com a transformação do ambiente hospitalar. Estar envolvido nesse projeto é ser reconhecido como um dos agentes de inovação da saúde no Brasil — um setor em constante evolução, que exige atualização, ousadia e abertura para o novo. O Hospital do Amanhã é exatamente esse espaço: um lugar de encontro entre ideias, tecnologia e arquitetura a serviço da saúde do futuro”, acrescentou Seferin.
“Neste ano, a Arquitetura no Hospital do Amanhã representará a fluidez e a flexibilidade indispensáveis aos hospitais do futuro. O espaço será pensado para garantir alta transparência visual, facilitando o trabalho da equipe assistencial, mas sem abrir mão do respeito à privacidade do paciente”, detalhou o arquiteto.
“O ambiente reunirá o que há de mais avançado em tecnologia para a saúde, integrando soluções já consagradas e propostas inovadoras ainda em desenvolvimento. Conceitualmente, o projeto buscará o equilíbrio entre tecnologia, humanização e biofilia, coexistindo em um mesmo espaço de forma harmônica.”
“Além dos tradicionais parceiros, o projeto contará com a participação de empresas especializadas em tecnologia audiovisual e inovações em vidros inteligentes, que reforçarão o caráter tecnológico da infraestrutura e ajudarão a traduzir, na forma e na função, a proposta de um ambiente verdadeiramente voltado para o futuro da saúde”, finalizou Seferin.
Série especial de entrevistas do portal Setor Saúde
Confira a primeira matéria da Série Especial do Portal Setor Saúde: Head de Inovação fala sobre os destaques da área na Health Meeting Brasil / Sindihospa 2025. A segunda matéria contou com a participação de Henri Chazan (presidente do Sindihospa) e Alessandra Dewes (Gerente Executiva do Sindicato e Gestora de Congressos da HEALTH MEETING BRASIL / SINDIHOSPA 2025): acesse aqui.
HEALTH MEETING BRASIL / SINDIHOSPA 2025
A Health Meeting Brasil / SINDIHOSPA é a principal feira internacional na área da saúde da região sul do Brasil e traz grandes oportunidades de negócios e networking para o desenvolvimento do setor.
A HMB / SINDIHOSPA é um evento direcionado para executivos e gestores de hospitais e clínicas, médicos, enfermeiros e demais profissionais e empresários da área da saúde. O propósito da Health Meeting é fortalecer o setor através da promoção de conhecimento, geração de negócios e acesso às últimas tecnologias.
Na edição de 2024, foram mais de 15 mil visitantes de 16 estados e 6 países, mais de 260 palestrantes nacionais e internacionais, 250 expositores e 40 startups.
Para informações acesse o site https://hmbrasilfeiras.com.br/