A primeira versão do Google surgiu em 1996, quando Larry Page e Sergey Brin ainda eram estudantes na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Inicialmente, os amigos desenvolveram um mecanismo de busca chamado “Backrub”, com uso de links para determinar a importância de páginas na Internet. Posteriormente, a criação passou a se chamar Google, um trocadilho com a expressão matemática “googol”, que indica o número 1 seguido de 100 zeros. Nesta matéria do TechTudo, relembre o início e as principais mudanças do Google ao longo do tempo.
🔎 Você lembra como o YouTube era no início? Veja o que mudou até hoje
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Google: relembre as principais mudanças da empresa ao longo dos anos
Mariana Saguias/TechTudo
📝 Tem como ganhar dinheiro com inteligência artificial? Saiba mais no Fórum do TechTudo
Quando o Google foi lançado?
Google inicialmente foi chamado de “Backrub”
Getty Images/Chesnot
No final da década de 1990, Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes de doutorado na Universidade de Stanford, criaram um mecanismo de busca chamado “Backrub”, visando melhorar a precisão dos resultados de pesquisa na web. O nome era um trocadilho com as palavras “Back” (costas) e “Rub” (esfregar), já que as primeiras versões do buscador analisavam backlinks, links externos de um site, para determinar a relevância dele.
Em 1997, o “Backrub” passou a se chamar Google — um trocadilho com a palavra “googol”, expressão matemática que representa o número 1 seguido de 100 zeros. Esse nome destacava o enorme volume de informações que o mecanismo conseguia analisar. Depois disso, a empresa começou a chamar a atenção de acadêmicos e investidores, o que fez com que os criadores registrassem a empresa Google Inc. oficialmente no dia 4 de setembro de 1998, no domínio google.com.
Com um investimento de US$ 100 mil, o Google ganhou o primeiro escritório, localizado em uma garagem no subúrbio de Menlo Park, na Califórnia. Segundo postagem do site da empresa, o primeiro escritório tinha computadores de mesa, uma mesa de ping-pong e um carpete azul. A empresa rapidamente cresceu e contratou engenheiros, equipe de vendas, teve o primeiro cachorro, chamado Yoshka e, por fim, se mudou para a sede atual em Mountain View, na Califórnia.
Quais foram as principais mudanças no Google ao longo dos anos?
O primeiro Doodle criado pelo Google
Divulgação/Google
O Google completará 27 anos em setembro de 2025 e passou por diversas mudanças ao longo dos anos. Em 2004, a empresa abriu o capital e se tornou acessível ao público, o que aumentou ainda mais a coleta de recursos financeiros. Foi neste período, por exemplo, que a companhia lançou serviços como Gmail, Google Earth e Google Maps. Já em 2006, o Google comprou o YouTube e expandiu a empresa para o nicho de vídeos na internet.
Em 2007, o Google lançou o Android, sistema operacional para dispositivos móveis, o que consolidou a entrada no mercado de smartphones. Além disso, em 2010, o Google lançou o navegador Chrome, que virou um forte concorrente do Internet Explorer e do Firefox na época. Atualmente, o Chrome é o navegador mais usado do mundo atualmente.
Em 2015, o Google criou a Alphabet, como parte de uma reestruturação da empresa, o que fez com que ela pudesse controlar outras empresas do grupo Google e permitiu que cada uma operasse de forma mais independente. Em 2016, o buscador lançou o Google Workspace, conjunto de ferramentas de nuvem, que possui serviços como Google Docs e Google Agenda. O Google Meet, serviço de chamadas de vídeo, surgiu em 2017.
Desde que foi criado, o Google já teve mais de 5.000 doodles, isto é, alterações no logo do buscador em homenagem a algum evento, personalidade notável ou data comemorativa. Mas, em 1998, o primeiro Doodle foi inspirado no Burning Man, festival de contracultura realizado anualmente em Nevada, nos Estados Unidos. O Doodle foi exibido na home do buscador, visando informar os usuários que os fundadores estavam no festival, caso houvesse algum problema, e trazia um boneco palito com a mensagem: “Toda a equipe estava matando aula no Burning Man Festival”.
Google e inteligência artificial
Gemini é o chatbot de inteligência artificial do Google
Reprodução/Shutterstock
Em 2023, o Google lançou um chatbot de IA chamado Bard, com o intuito de competir com o ChatGPT, da OpenAI. Porém, meses depois, a companhia anunciou que o Bard iria se tornar o Gemini Google, um modelo de inteligência artificial mais avançado, com capacidade multimodal para lidar com diferentes formatos de informação, como texto, código, áudio, imagem e vídeo. Desde então, a empresa vem trabalhando em atualizações no chatbot de IA.
Recentemente, o Google anunciou o Veo 3, tecnologia que permite transformar imagens em vídeos realistas e com alta qualidade usando inteligência artificial. Esse recurso pode ser acessado diretamente no Gemini, ampliando as possibilidades de uso dos internautas. Sendo assim, mesmo décadas após o lançamento, o Google segue aprimorando seus recursos, tanto na própria pesquisa quanto na oferta de outros serviços.
Com informações de Google (1 e 2), Britannica Money, Codemotion e TechTudo
Mais do TechTudo
Veja também: Esses 3 termos tech são famosos, mas muitos não sabem o significado; Veja!
Esses 3 termos tech são famosos, mas muitos não sabem o significado; Veja!