A Delta Air Lines, companhia aérea dos Estados Unidos, adotou a inteligência artificial na definição dos preços de passagens. Segundo a Fortune, a empresa usa a IA para estabelecer valores dinâmicos nas tarifas, que ainda são majoritariamente fixas.
A novidade foi apresentada em uma teleconferência de resultados com investidores, na qual a companhia afirmou que planeja abandonar completamente os preços estáticos. Atualmente, a IA já determina o valor de 3% das passagens vendidas pela empresa.
Na prática, ao comprar uma passagem, a IA definirá um preço específico para aquele consumidor, aplicando uma tarifa dinâmica que considera fatores como antecedência da compra e o site utilizado, por exemplo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Essas é uma ação que já acontece há algum tempo no setor, mas o uso da IA no processo promete personalizar ainda mais os valores e agilizar a análise.
O presidente da Delta, Glen Hauenstein, declarou no ano passado a investidores que a empresa busca oferecer um preço personalizado para cada voo “naquele horário, para você, o indivíduo”. A estratégia visa tornar a precificação ainda mais personalizada para cada cliente.
Delta quer ampliar uso da IA para 20% das passagens
Na última semana, a companhia anunciou que pretende aumentar para 20% o uso da inteligência artificial na definição de tarifas até o fim do ano. A decisão foi tomada após uma avaliação positiva dos resultados obtidos com a ferramenta.
A tecnologia de precificação é fornecida pela Fetcherr, empresa especializada em soluções para o setor de viagens, que também atende companhias como Virgin Atlantic, Azul e Viva Aerobus.
Leia mais:
- Como acompanhar voo em tempo real?
- Os 10 melhores aplicativos de viagem
- 19 melhores apps para quem vai sair de férias
VÍDEO: Qual o melhor TABLET para comprar em 2025?
Leia a matéria no Canaltech.