Se o ponto mais alto da Terra é o topo do Everest, qual é o mais baixo? A resposta está no Oriente Médio: as margens do Mar Morto, a cerca de 430 metros abaixo do nível do mar. Apesar do nome, o Mar Morto não é um mar, mas sim um grande lago salgado com 76 km de comprimento e até 18 km de largura. Sua salinidade extrema impede a presença de vida marinha, o que deu origem ao nome.
- Qual a altura máxima que uma montanha pode ter na Terra?
- Impacto humano | Turismo e mudança climática estão transformando Monte Everest
O nível da água no Mar Morto varia diariamente, especialmente em dias quentes e secos. Segundo a NASA, pode cair até 2 a 3 centímetros por dia devido à intensa evaporação. Além disso, a região onde o Mar Morto se encontra é geologicamente ativa e complexa.
O Mar Morto está localizado sobre a Falha do Mar Morto, que separa as placas tectônicas da África (a oeste) e da Arábia (a leste). Essa falha se estende por cerca de 1.000 km, do Mar Vermelho até as montanhas Tauro, na Turquia, e começou a se formar há quase 20 milhões de anos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Há diferentes teorias sobre como a bacia do Mar Morto se formou. Uma delas sugere que um trecho curvado da falha gerou uma área onde as placas se afastaram, criando um “bacia de arrancamento”. Outra hipótese, mais recente, propõe que um bloco de basalto se desprendeu e afundou lentamente há cerca de 4 milhões de anos, formando um “depósito de afundamento”.
Qual é o ponto mais baixo da Terra?
O Mar Morto é o ponto mais baixo da Terra, e a principal razão está relacionada à sua posição geográfica única dentro do Vale do Rift, uma gigantesca depressão geológica em formação que se estende por milhares de quilômetros. Essa região está sujeita a um processo contínuo de afundamento tectônico, onde a crosta terrestre está sendo esticada e afinada.
Vale lembrar que o clima extremamente árido da região impede que a bacia seja preenchida por água doce ou outros depósitos que poderiam elevar seu nível, contribuindo ainda mais para a manutenção de sua baixa altitude em relação ao nível do mar.
Leia também:
- Enormes montanhas submarinas são achadas por anomalias gravitacionais
- Monte Fuji bate recorde de período mais longo sem neve
VÍDEO | ENERGIA SEM FIO ENVIADA A 1KM DE DISTÂNCIA?
Leia a matéria no Canaltech.