O fogão tradicional pode estar com os dias contados. Um novo fogão que tem uma bateria parecida com a encontrada nos carros mais recentes da Tesla promete transformar como cozinhamos e já está à venda.
- Fogão a gás libera produtos cancerígenos no ar
- Futuro da cozinha: 4 tecnologias que vão tornar o micro-ondas coisa do passado
Chamado Charlie, o fogão desenvolvido pela startup americana Copper, é o primeiro fogão de indução do mundo que funciona com bateria integrada. Dessa forma, não é necessária uma instalação elétrica especial, mais parruda. Uma tomada simples basta, o que evita reformas ou visita de um eletricista.
Como funciona o fogão com bateria?
A maior inovação do fogão é sua bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP), o mesmo tipo usado nos modelos mais recentes da Tesla e outros carros elétricos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A tecnologia é instalada no espaço onde tradicionalmente ficaria uma gaveta ou compartimento de aquecimento.
O novo fogão funciona da seguinte forma:
- A bateria carrega em diferentes momentos do dia, priorizando horários de energia mais barata;
- O sistema armazena energia suficiente para cozinhar o dia todo;
- Durante o uso, a bateria fornece a mesma potência de um fogão conectado diretamente na tomada de 240V.
Outra vantagem da bateria é que, mesmo durante quedas de energia, o fogão segue funcionando e permite preparar até 4 refeições para uma família de quatro pessoas.
Também é importante destacar que o Charlie oferece uma potência máxima nos quadro queimadores simultaneamente, diferente dos cooktops portáteis encontrados no mercado.
Na prática, é possível ferver água, refogar vegetais, grelhar carnes e usar o forno ao mesmo tempo.
Entre os diversos diferenciais do fogão, estão:
- Operação silenciosa;
- Conectividade Wi-Fi com atualizações automáticas;
- Controles com botões físicos e tela touchscreen.
Solução para a cozinha já é vendida nos Estados Unidos
O “fogão com bateria de carro elétrico” é comercializado nos Estados Unidos desde 2024 por cerca de US$ 6.000 (R$ 33.000, em conversão direta) na versão básica em aço inoxidável.
O preço pode subir conforme a cor e os detalhe, como em madeira, azul e branco. Quem deseja comprar um Charlie, também precisa esperar pela disponibilidade do estoque.
Segundo a marca, mais de 300 unidades já estão em uso residencial desde o lançamento. A expectativa é de que ainda este ano a marca alcance 1.000 fogões.
Novo fogão com bateria inovadora vai chegar no Brasil?
Vale ressaltar que, até o momento, não existe previsão de lançamento do fogão com bateria de Tesla no mercado brasileiro.
A fabricante, Cooper, opera somente nos Estados Unidos e vende o Charlie através do seu site oficial. Além disso, a tecnologia de fogão com bateria está em fase inicial, mesmo nos EUA.
Leia mais
- Brastemp lança fogão e micro-ondas, ambos com air fryer embutida
- O fogão que assou a 1ª inovação do Vale do Silício
- Qual é o forno certo para assar bolo? 4 modelos que não vão te decepcionar
VÍDEO: Forno Elétrico Philco PFE52P: quase um fogão
Leia a matéria no Canaltech.