bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 08:44
Temperatura: 6.1°C
Probabilidade de chuva: 1%

Novos elétricos da VW abandonam visual futurista e ganham mais “cara de carro”

No início da transição para eletrificação de suas frotas, muitas fabricantes de automóveis adotaram uma estratégia de design diferenciada para destacar os modelos híbridos ou elétricos em relação aos veículos a combustão.

Esse visual “diferentão” ficou evidente, principalmente, em modelos como o Toyota Prius e o BMW i3, ambos em sua primeira geração.

Na Volkswagen, o mesmo ocorreu com o lançamento da linha de carros elétricos batizada de ID. No entanto, os modelos não conquistaram o público nem registraram bons números de vendas ao redor do mundo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O plano inicial da marca com a família ID era descontinuar modelos consagrados, como Golf e Passat, para focar em novos veículos totalmente elétricos. Porém, a Volkswagen voltou atrás após algum tempo.

VW ID. Polo
Esse é o VW ID. Polo, apresentado pela marca em Munique, Alemanha (Volkswagen/Divulgação)

Nova estratégia da Volkswagen para elétricos

Agora, a fabricante quer se distanciar dessa abordagem anterior e investir em carros elétricos menos excêntricos, mais alinhados à linguagem visual tradicional da marca.

O chefe de design da Volkswagen, Andreas Mindt, afirmou em entrevista à Auto Motor und Sport que a empresa não precisa “criar modelos que lembrem geladeiras retrofuturistas”.

VW ID. Cross
Lanternas traseiras são interligadas, assim como no T-Cross (Volkswagen/Divulgação)

Essa nova filosofia ficou clara na apresentação de alguns conceitos durante o Salão do Automóvel de Munique.

Os principais destaques foram o ID. Cross, uma versão elétrica inspirada no conhecido T-Cross, e o ID. Polo, que surge como alternativa elétrica ao hatch de entrada da marca.

VW ID. Polo
Emblema traseiro iluminado se destaca no conceito (Volkswagen/Divulgação)

Apesar de ainda utilizarem a sigla ID, a Volkswagen pretende abandoná-la na próxima geração de carros elétricos, adotando nomes tradicionais para seus futuros veículos.

Ainda não há data confirmada para o lançamento dos modelos, mas as versões de produção devem ser apresentadas em 2026.

VW ID. Cross3
Cabine do VW ID. Cross (Volkswagen/Divulgação)

Leia também:

Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem ano

Leia a matéria no Canaltech.