O hub inteligente da Apple para casas conectadas é um dispositivo alvo de muitos rumores, mas que não deve chegar ao mercado nem tão cedo. No final de 2024 e começo de 2025, fontes especializadas já indicavam que a Apple estaria desenvolvendo um dispositivo eletrônico para revolucionar as casas inteligentes — apelidado como HomePad.
Mas agora, de acordo com informações do jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, o aparelho já não deve ser lançado este ano e o seu anúncio oficial pode ficar para 2026. Ao que tudo indica, o dispositivo depende de novos recursos da Siri, que deveriam ser lançados como parte do iOS 18.4, mas ainda não chegaram na assistente virtual.
🔎 JBL Tour One M3: conheça o novo fone tecnológico que é a aposta da marca
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Apple Intelligence seria essencial para o funcionamento do HomePod
Divulgação/Apple
📝Vale a pena a experiência de ter um iPhone? Confira opiniões de usuários no Fórum TechTudo
Siri e Apple Intelligence
De acordo com rumores, o motivo desse adiamento envolve a dificuldade da empresa em fazer a nova Siri, que é totalmente integrada com o Apple Intelligence, funcionar corretamente — o que fez ela ser adiada para 2026. A expectativa anterior era a de que a nova Siri fosse lançada junto com o iOS 18.4, em abril, permitindo à assistente da Apple utilizar dados pessoais do usuário e reconhecer o que está na tela do celular — de forma parecida com assistentes virtuais de filmes de ficção científica.
Além disso, a nova Siri deve ter uma melhor integração com todos os aplicativos do iPhone, sendo capaz de mandar mensagens, fazer ligações, enviar e-mails, entre outras funções diversas. Com as novidades sem data de lançamento prevista, parece que a Apple também decidiu adiar o novo hub inteligente, que seria extremamente dependente dos recursos de inteligência artificial.
“Eu tenho pouquíssimas expectativas de que o produto seja lançado este ano. Ao invés disso, eu espero que [o HomePad] seja lançado em 2026 — na mesma época em que a nova Siri finalmente esteja disponível”, diz Mark Gurman em sua newsletter.
O que sabemos sobre o “hub inteligente” da Apple
Até o momento, não existem muitas informações sobre o novo aparelho para casa inteligente. Apesar disso, alguns rumores indicam que o dispositivo deve ter uma tela entre 6 a 7 polegadas de tamanho, um processador A18 (o mesmo do iPhone 16) com suporte a recursos do Apple Intelligence, além de ser capaz de controlar dispositivos de casa inteligente, fazer chamadas através do FaceTime e outros recursos interessantes — se tornando um aparelho parecido com os da linha Echo Show, da Amazon.
A maior diferença entre o HomePad e o Echo Show é que ele não seria projetado para ficar fixo em um só lugar, mas pensado como um dispositivo portátil. Isso porque ele contaria com uma bateria integrada e não traria o formato de caixa, seria mais parecido com um tablet. Em tese, seria possível fixá-lo na parede, tornando-o uma central inteligente de fácil acesso para todos os moradores da casa.
Em março, rumores indicavam que o aparelho entraria em produção massiva a partir do 3º bimestre de 2025. Entretanto, as dificuldades com a nova Siri fizeram a Apple adiar a produção do HomePad.
Com informações de Bloomberg e PC World
Mais do TechTudo
Veja também: assista ao vídeo abaixo e conheça truque secreto que faz seu iPhone parecer novo
Esse truque SECRETO do iPhone faz o celular parecer novo!