O Windows 11 ganhou um novo modo economia de energia adaptativo, que ajusta o desempenho do notebook conforme o uso para fazer a bateria durar mais tempo. A novidade já está disponível para usuários inscritos no programa Windows Insider e deve ser liberada a todos nos próximos meses.
- O que esperar do Windows 11 25H2? Veja as novidades e quando será lançado
- Como baixar, instalar e ativar o Windows 11 | Guia Prático
A função deu as caras na compilação 27898 do sistema operacional e incrementa o perfil para reduzir o uso da bateria.
Com a atualização, o Windows vai acompanhar os padrões de uso e o percentual da bateria para ativar e desativar o modo de economia de energia automaticamente. O brilho da tela, no entanto, não será reduzido por padrão.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Ainda segundo a Microsoft, o modo adaptativo é opcional, e poderá ser desativado pelo usuário sempre que preferir.
A seguir, tire as seguintes dúvidas:
- O que é modo de economia de energia?
- O que mudou, exatamente?
- Como o recurso ajuda a economizar bateria?
- Isso deixa o computador mais lento?
- A novidade já está disponível para todos?
O que é modo de economia de energia?
O modo de economia de energia é um recurso nativo do Windows 11 que reduz o consumo da bateria ao limitar algumas atividades em segundo plano que não são essenciais. A função ainda reduz o brilho da tela automaticamente quando é ativado.
Atualmente, o perfil pode ser ativado manualmente ou automaticamente ao atingir carga entre 10% e 50%. A função, cabe ressaltar, é exclusiva para dispositivos com baterias, como notebooks e tablets.
O que mudou, exatamente?
A opção adaptativa, ao contrário dos demais acionamentos automáticos, não foca somente na carga, mas também no uso do computador. Assim, caso não esteja rodando programas muito pesados, que não necessitem de muitos recursos, o sistema irá ativar ou desativar o modo de economia sempre que necessário.
Como o recurso ajuda a economizar bateria?
O modo de economia ajuda a manter a carga da bateria ao restringir algumas atividades de software. Assim, o computador “força” menos o processador, placa de vídeo e afins, e reduz o consumo de energia.
Também é possível configurar para reduzir o brilho da tela ao ativar o recurso, outro fator que ajuda a gastar menos bateria durante o uso.
Isso deixa o computador mais lento?
O modo de economia de energia pode, sim, deixar o computador mais lento em algumas atividades que dependem de mais recursos. Contudo, nesses casos, é recomendável desativar o recurso manualmente tanto pelas configurações do Windows quanto pela barra de tarefas.
Além disso, por padrão, o Windows desativa o recurso em paralelo ao abrir jogos, por exemplo — neste caso, o sistema muda até o modo de energia para “Melhor Desempenho”, que remove todas as restrições de recursos para o PC rodar os programas sem problemas.
A novidade já está disponível para todos?
Por enquanto, a novidade só pode ser acessada para quem está inscrito no ciclo Canary do Windows Insider, que distribui novas versões do Windows quase que em primeira mão, mas ainda com muitas instabilidades — ou seja, não é recomendável para o uso cotidiano.
A empresa não divulgou quando o modo de economia de energia adaptativo será liberado a todos. Contudo, é esperado que o recurso seja liberado em uma atualização futura — ou até mesmo no futuro Windows 11 25H2.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Windows 11 ultrapassa o Windows 10 e vira a versão mais usada do mundo
- Como o Iniciar do Windows 11 foi criado? Microsoft detalha processo
- IA no Windows 11 vai te ajudar a configurar o seu computador
VÍDEO: Windows era o problema esse tempo todo? SteamOS dominará os PCs para jogos de alto desempenho?
Leia a matéria no Canaltech.