Nova IA Médica: O Fim das “Alucinações” em Informações de Saúde
A Medscape, uma das maiores plataformas digitais para profissionais de saúde, lançou o Medscape AI, uma inteligência artificial voltada para a área médica que promete resolver um dos maiores problemas das IAs generativas: a “alucinação” de informações. Essa nova IA trabalha exclusivamente com conteúdo validado, evitando a invenção de dados ou a mistura de fontes não confiáveis.
O Medscape AI foi desenvolvido para facilitar o cuidado global em saúde e é disponibilizado gratuitamente para os mais de 13 milhões de membros da Medscape. A grande diferença dessa IA está na curadoria das fontes, que utiliza apenas artigos de mais de 400 periódicos científicos revisados por pares, incluindo publicações prestigiadas de oncologia, cardiologia e outras especialidades.
Características do Medscape AI
- Rastreabilidade: Cada resposta gerada pela IA vem acompanhada de citações clicáveis, permitindo que médicos verifiquem a origem da informação.
- Atualização em tempo real: A ferramenta integra notícias médicas verificadas e atualizações de pesquisas em tempo real, com supervisão editorial diária.
- Gratuita e multilíngue: O Medscape AI está disponível gratuitamente para os membros da Medscape em qualquer idioma e país.
A plataforma foi desenvolvida em colaboração com médicos em atividade e oferece suporte em diferentes etapas da prática clínica, desde diagnóstico diferencial até decisões sobre tratamento e próximos passos no cuidado ao paciente. Com a promessa de lançar novos recursos e personalizações ao longo de 2026, o Medscape AI busca superar a sobrecarga de informações que afeta profissionais de saúde, oferecendo “precisão clínica no seu bolso”.
O lançamento do Medscape AI acontece em meio à corrida de empresas de tecnologia para desenvolver IAs voltadas à área médica. Com a questão da confiabilidade como principal barreira para adoção em larga escala por profissionais de saúde, o Medscape AI busca estabelecer um novo padrão de confiabilidade e verificabilidade em informações de saúde.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link