No Rio, Palácio Gustavo Capanema é reaberto ao público

O Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio de Janeiro, foi reaberto para visitação pública nesta quinta-feira (7). Uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro vai possibilitar as visitas educativas com mediação de estudantes.

O agendamento para a visitação pode ser feito pelo site do ministério. O interessado pode optar pela modalidade individual ou em grupo, sempre às quintas e sextas-feiras, entre 9h e 15h30.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, avaliou, em nota, que reabrir o Palácio Gustavo Capanema às visitas do público é reconectar o Brasil com um dos maiores símbolos da arquitetura e da história cultural brasileira.

Erguido entre 1937 e 1945 para ser a sede do Ministério da Educação e Saúde Pública, o palácio de 16 pavimentos representa um marco da arquitetura moderna. O prédio foi projetado por Lúcio Costa, com colaboração de Oscar Niemeyer e consultoria do arquiteto suíço e naturalizado francês Le Corbusier.

O espaço possui obras de Cândido Portinari, Burle Marx e Bruno Giorgi, entre outros artistas.

*Com informações da Agência Brasil.

1:36