Navegadores de Internet: 6 melhores opções para usar em 2025


Um bom navegador é essencial para o lazer, trabalho, educação e atividades em geral relacionadas à internet e a escolha certa pode melhorar significativamente a experiência em cada uma dessas áreas. Há diversas opções disponíveis no mercado, seja para PCs, notebooks ou celulares. Os web browsers também podem ser utilizados em diferentes sistemas operacionais, como Windows, Linux, MacOS, iOS e Android. A seguir, o TechTudo reuniu seis opções de navegadores para quem prioriza design, funcionalidades, segurança, produtividade e desempenho. Confira.
🔎 Opera denuncia Microsoft no Brasil por favorecer navegador do Windows; entenda
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
6 melhores navegadores para usar em 2025: veja prós e contras
Reprodução/Gisele Veríssimo
📝Como a inteligência artificial é implementada em chatbots? Saiba no Fórum do TechTudo
1. Google Chrome
Google Chrome
Laura Storino/TechTudo
O Google Chrome é o navegador mais popular do mundo, desenvolvido pelo Google e baseado no projeto de código aberto Chromium. Ele se destaca pela velocidade, sincronização com a conta Google e vasta biblioteca de extensões via Chrome Web Store. Possui modo anônimo, atualizações frequentes e integração com serviços como Gmail, Google Drive e YouTube. O Chrome é totalmente gratuito, sem versão premium, mas monetiza por meio de anúncios direcionados e coleta de dados do usuário. Recentemente, falhas graves de segurança foram reportadas, o que exigiu atualizações imediatas. Suas políticas de privacidade são um tanto questionáveis, já que rastreiam histórico, localização e hábitos para personalizar publicidade.
Prós:
Ótimo desempenho e compatibilidade com sites;
Extenso ecossistema de extensões;
Sincronização entre dispositivos;
Rápido e estável;
Integração perfeita com serviços Google.
Contras:
Consumo elevado de RAM;
Políticas de privacidade questionáveis (coleta de dados).
2. Mozilla Firefox
Mozilla Firefox é a principal alternativa ao Chrome
Reprodução/Getty Images
O Firefox é um navegador gratuito de código aberto desenvolvido pela Mozilla, conhecido por priorizar privacidade, personalização e desempenho. Diferentemente do Chrome, ele não é baseado no Chromium e possui o próprio motor de renderização, o que garante maior independência e menor consumo de recursos. Entre as principais funcionalidades estão o bloqueio de rastreadores, modo de leitura e suporte a extensões diversas. É open-source e possui versões para desktop (Windows, MacOS, iOS, Android Linux) e mobile (via App Store e Google Play Store), com sincronização via conta Firefox.
Prós:
Boa privacidade e personalização;
Menos consumo de memória RAM que o Chrome;
Ecossistema de extensões vasto.
Contras:
Pode ser mais lento que concorrentes em alguns casos;
Menos integração com serviços populares.
3. Opera
Navegador Opera fica mais esperto na inicialização com a atualização para a versão 41
Divulgação/Opera
O Opera é um navegador baseado no Chromium, conhecido por seus recursos integrados que dispensam extensões, como VPN gratuita, bloqueador de anúncios e modo economia de bateria. Seu design é focado em produtividade, com uma barra lateral para acesso rápido a apps como WhatsApp e Telegram. Tem versões para MacOS, Windows, Linux, iOS, Android e Chromebooks. Há diversas opções do navegador disponíveis, como o Opera Standard, a versão do navegador convencional e com recursos básicos; o Opera GX, voltado para gamers, com limitação Twitch e Discord integrados e temas personalizáveis; Opera Air é a versão para quem é adepto das técnicas de mindfulness; já o Opera Crypto é focado em usuários de criptomoedas, com carteira integrada; e o Opera Mini é a versão leve para dispositivos móveis com baixo consumo de dados.
Prós:
VPN gratuita e recursos úteis integrados;
Versões para diferentes necessidades;
Design moderno e personalizável;
Bom desempenho.
Contras:
Possíveis falhas de sincronização;
Erros de compatibilidade;
Sem suporte a múltiplos usuários.
4. Microsoft Edge
Edge é o navegador desenvolvido pela Microsoft
Reprodução/Microsoft
O Microsoft Edge é o navegador desenvolvido pela Microsoft, baseado no projeto Chromium, o mesmo núcleo do Google Chrome . O software tem alta compatibilidade com sites e extensões, além de desempenho otimizado. O Edge é integrado ao ecossistema Windows e oferece sincronização com contas Microsoft, suporte a ferramentas de produtividade como o Microsoft Office 365 e recursos exclusivos, como o Microsoft Copilot, o Modo Efficiency (que reduz o consumo de energia) e a Sidebar (para acesso rápido a serviços como Outlook e Bing). O Microsoft Edge, baseado no Chromium, é o navegador padrão do Windows.
Prós:
Integração com Windows e produtos Office;
Recursos de produtividade.
Contras:
Menos focado em privacidade;
Pode forçar integração com produtos Microsoft.
5. Arc
Arc Search é um navegador com IA que faz buscas na web
Reprodução/Thaisi Carvalho
O Arc é um navegador gratuito desenvolvido pela The Browser Company, focado em produtividade e design moderno. Diferentemente de navegadores tradicionais, ele organiza abas e ferramentas em uma barra lateral (semelhante a um painel de apps) e usa inteligência artificial integrada para otimizar a experiência do usuário. Ele tem compatibilidade com extensões do Chrome, mas com uma abordagem mais limpa e personalizável. Lançado exclusivamente para macOS, já é possível baixar o Arc para Windows e fazer download para dispositivo iOS direto da App Store.
Prós:
Interface moderna, com abas organizadas em “espaços” temáticos;
Integração com ferramentas de produtividade (como notas e divisão de tela); e
IA para sugestões de buscas e autopreenchimento.
Contras:
Pode exigir adaptação para usuários acostumados a navegadores tradicionais; e
Menos extensões que navegadores populares.
6. Brave Browser
Conheça os diferenciais do navegador Brave Browser
Marcela Franco/TechTudo
O Brave Browser é um navegador rápido, gratuito e seguro focado em privacidade e atua bloqueando anúncios e rastreadores por padrão. Seu diferencial é o sistema de recompensas em moedas virtuais (BAT – Basic Attention Token), que permite aos usuários ganhar tokens por visualizar anúncios opcionais ou apoiar criadores de conteúdo. O Brave está disponível para dispositivos iOS, Android, Windows, macOS e Linux. O navegador também de dispõe de recursos extras interessantes como uma inteligência artificial integrada, a Brave Leo AI, que pode interagir com as páginas da web e retirar insights de documentos.
Prós:
Excelente privacidade e segurança;
Navegação mais rápida sem anúncios;
Sistema de recompensas (BAT).
Contras:
Suporte a extensões limitado;
Alguns sites podem ter problemas de carregamento.
Comparativo: 6 melhores navegadores em 2025
Com informações de TechTudo (1,2, 3, 4), Lifewire, Microsoft, Arc, Google, Firefox e Opera
Mais do TechTudo
Veja também: Pix chegou ao Chrome e mais! Veja novidades do Google no Brasil
Pix chegou ao Chrome e mais! Veja novidades do Google no Brasil