Mulher vai à prova do Detran dirigindo e é multada em R$ 880

Uma mulher foi flagrada na terça-feira (15) cometendo uma infração de trânsito incomum no pátio do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em Taguatinga (DF). Ela chegou ao local dirigindo o carro apesar de ainda não possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O mais irônico? A candidata foi para lá justamente para realizar a prova teórica do processo de habilitação.

Segundo informações do Detran-DF, a mulher estacionou o veículo no próprio pátio do órgão e fez a avaliação normalmente. Ela saiu de lá com o carro, mas logo foi abordada por agentes e multada

Conduzir um veículo sem habilitação rende multa de R$ 880,40, valor correspondente a três vezes o da penalidade básica. Além disso, como medida administrativa, o veículo fica retido até um condutor habilitado se apresentar. Em casos assim, a emissão da CNH pode ficar suspensa por até seis meses. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Em nota, o Detran reforçou que dirigir sem habilitação compromete tanto a segurança no trânsito quanto o processo de obtenção do documento. “A orientação é que candidatos à primeira habilitação não conduzam veículos até que estejam devidamente autorizados, conforme determina a legislação vigente”, reforçaram.  

Dirigir sem habilitação afeta todo o processo para a obtenção do documento (Divulgação/Detran BA)

Tirar CNH em 2025

O processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), independentemente da categoria, exige que o candidato procure um Centro de Formação de Condutores (CFC). Também é preciso realizar os exames médicos e psicológicos exigidos, ser aprovado na prova teórica e, só então, iniciar as aulas práticas e o exame de direção.

Todos os candidatos precisam realizar as aulas e a prova prática em veículos com câmbio manual; a exceção são os candidatos com deficiência (PcD). Especialistas destacam que aprender a dirigir com esse tipo de transmissão contribui para uma formação mais completa, preparando o condutor para lidar com diferentes tipos de veículos e situações no trânsito.

Leia também:

Vídeo: Qual o problema do carro elétrico no Brasil? Preço vs. autonomia vs. realidade

Leia a matéria no Canaltech.