Modo Carreira no EA FC 26: todas as novidades confirmadas no modo de jogo


A Electronic Arts divulgou nesta sexta-feira (1) o trailer e todas as novidades envolvendo o Modo Carreira no EA Sports FC 26, um dos modos mais aclamados para a nova edição do simulador de futebol da produtora. Além da nova ‘Gameplay Autêntica’ incluída na jogabilidade offline, o modo ganha diversas melhorias em suas funções extra-campo, especialmente no que diz respeito aos Treinadores. Novos ‘Desafios’, uniformes retrô, um mercado de técnicos, avanços nas categorias de base, Icons e até “eventos aleatórios” serão implementados no Modo Carreira do EA FC 26.
Melhorias no FC IQ (ferramenta tática do game), novas cutscenes e a chegada dos Arquétipos ao Modo Atleta também fazem parte da lista. EA FC 26 chega ao mercado no dia 26 de setembro e já está disponível em pré-venda com preços entre R$ 349 e R$ 499. O game terá versões para PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), Xbox Series X, Xbox Series S, Xbox One, Nintendo Switch 2, Nintendo Switch e PC. Nas linhas a seguir, confira todas as novidades confirmadas no Modo Carreira no EA FC 26.
🎮 EA FC 26 na pré-venda vale a pena? Veja prós e contras de comprar agora
➡️ Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
EA FC 26 terá várias novidades para o Modo Carreira
Divulgação/Electronic Arts
👉 Qual é o melhor jogo online de futebol? Opine no Fórum do TechTudo
O Modo Carreira no EA FC 26 traz no “Live” uma experiência mais dinâmica, oferecendo cenários e histórias baseadas em eventos reais do futebol, como transferências e mudanças de treinadores. Além dos desafios temáticos com metas específicas e recompensas, os jogadores podem acompanhar ligas simuladas com estatísticas detalhadas, além de contar com um mercado ativo de técnicos, aumentando a imersão e a imprevisibilidade do modo;
Outra novidade marcante é a inclusão definitiva dos Icons, permitindo que lendas do futebol, como Zidane, Ronaldo e Alex Morgan, façam parte do elenco em novas carreiras. A lógica de transferências e contratos também foi aprimorada, trazendo negociações mais realistas, jogadores pedindo renovações ou transferências, e equipes gerenciadas pela IA fazendo escolhas mais coerentes com sua filosofia de jogo;
No Modo Carreira de atleta, chegam os Arquétipos, que definem a evolução do jogador de acordo com seu estilo, além de novas histórias de origem e treinos personalizados. Já a Gameplay Autêntica promete maior realismo, com animações, posicionamento e ritmo mais próximos do futebol real, garantindo uma experiência mais imersiva para quem busca autenticidade no gramado.
Modo Carreira Live
A principal novidade para o Modo Carreira no FC 26 é o “Live”, um menu que cria diversos cenários e histórias para os jogadores iniciarem suas carreiras como técnico em algum clube já existente ou uma nova equipe do 0. Antes de começar um novo save, o usuário escolherá entre jogar o Modo Live ou a Carreira Original (como nas edições passadas da franquia).
Em seguida, é hora de criar um perfil de treinador, como de costume, mas esse técnico ficará salvo para que o usuário crie mais de uma carreira sem precisar recriá-lo novamente. Também é necessário escolher cinco equipes favoritas para que o jogo faça recomendações baseadas nesses clubes.
Menu de criação de treinador no Modo Carreira do EA FC 26
Divulgação/Electronic Arts
O Live contará com abas de conteúdos diferentes para o jogador, incluindo recomendações de Desafios, Live Start Points ou para iniciar uma nova carreira do início. As telas, inclusive, podem alternar ao longo da temporada, se baseando em eventos da vida real, como transferências de atletas, jogos importantes, situações de tabela ou trocas de treinadores. Trata-se, no geral, de um avanço maior no Live Start Points, introduzido no EA Sports FC 25.
EA FC 26: veja imagens do jogo e capas com Bellingham, Musiala e Ibra
EA FC 26: veja todas as novidades de gameplay no Modo Carreira, UT e mais
Desafios do Modo Carreira
Dentro do Modo Carreira Live chega à franquia os novos Desafios de Carreira, com diversos objetivos que o usuário pode cumprir em troca de recompensas para os mais variados modos do EA FC 26. Cada desafio tem configurações básicas já definidas, como a data de início ao longo da temporada, qual time ou grupo de times o usuário pode escolher, as ligas e competições de copa presentes em tal desafio.
Modo Carreira ganha o ‘Manager Live Hub’ no EA FC 26
Divulgação/Electronic Arts
Além disso, os recursos presentes no save também já serão definidos dependendo de cada desafio, como habilitar transferências, bloquear trocas de técnicos, desativar a categoria de base, dificuldade das negociações, expectativas da diretoria e até as regras e perfis dos árbitros em campo. Alguns exemplos de Desafios no Modo Carreira do EA FC 26 já apresentadas ao público:
Gerencie um time de uma divisão inferior e leve-o à primeira divisão;
Crie um novo clube e leve-o da base da pirâmide do futebol ao topo;
Gerencie um time em uma das cinco principais ligas da Europa e vença a Liga dos Campeões;
Assuma o comando de uma equipe em um país específico e domine as competições nacionais;
Reviva um gigante adormecido com expectativas rígidas da diretoria e negociações de transferência;
Concentre-se apenas em vencer a liga enquanto comanda um time de meio de tabela sem nenhuma distração na copa.
Os Desafios também incluirão pequenas metas e objetivos para que o usuário conquiste as recompensas, como número de pontos para alcançar, quantidade de jogos sem perder, a conquista de um troféu específico ou uma meta para arrecadar com transferências. Isso, todavia, se assemelha ao que a comunidade já observa nos Objetivos da Diretoria no EA FC 25.
Desafios rendem recompensas como kits retrô no EA FC 26
Divulgação/Electronic Arts
Alguns exemplos de objetivos, segundo a EA Sports:
Termine entre os quatro primeiros da Bundesliga para garantir a classificação para a Liga dos Campeões e marcar um grande número de gols;
Faça com que seu jogador estrela jogue 30 partidas e alcance uma classificação média de 8,0 ou superior.
Icons no Modo Carreira
Novidade introduzida de forma leve no EA FC 25, a EA consolidou a chegada dos Icons ao Modo Carreira. No FC 26, os usuários poderão desbloquear ex-atletas por meio dos Desafios e da evolução no Passe de Temporada do game para utilizá-los em novos saves da Carreira. Nomes como Ronaldo, Beckham, Bale, Zidane, Puskás, Figo, entre outros, estarão disponíveis para entrar nas escalações de times atuais, o que permite uma mescla de jovens jogadores com lendas do futebol mundial.
Icons se tornarão jogáveis no Modo Carreira a partir do EA FC 26
Divulgação/Electronic Arts
Ex-jogadoras, como a nova Icon, Alex Morgan, também farão parte da lista. Basta selecionar os Icons e depois a equipe para, assim, iniciar uma nova carreira com a possibilidade de controlar os ex-jogadores como se ainda estivessem na ativa. O menu dos Icons ficará separado quando o usuário começar um novo save, podendo escolher entre jogar com um clube existente, criar o seu próprio ou jogar com as lendas em um clube real.
Mercado de treinadores no EA FC 26
Pedido antigo da comunidade enfim atendido: a dança das cadeiras de treinadores chegará ao EA FC 26. A EA introduziu um mercado de transferências de técnicos no modo, que aumenta a possibilidade de propostas, contratações e demissões dos managers durante a temporada, como acontece na vida real. Resultados ruins, objetivos falhados ou uma má gestão financeira e do elenco podem causar uma demissão, enquanto técnicos que estão na mesma equipe há mais tempo também podem considerar uma saída por conta própria.
Mercado de treinadores no Modo Carreira do EA FC 26
Divulgação/Electronic Arts
Uma possível pergunta do player é: Como funcionará a escolha de novos treinadores pela CPU? Bem, os times controlados pela Inteligência Artificial (IA) do game terão predefinições na hora de buscar um novo comandante, considerando o padrão tático do clube e o nível de reputação atual. Por exemplo, caso o Guardiola saia do Manchester City, a diretoria buscará outro técnico de perfil parecido, que jogue priorizando a posse de bola e tenha uma boa reputação mundial. Fatores como o nível do trabalho recente, títulos e a nacionalidade também podem impactar nas decisões.
EA FC 26 na pré-venda vale a pena? Veja prós e contras de comprar agora
EA FC 26 confirmou times brasileiros, mas não como você pensa; veja
Além disso, técnicos interinos devem assumir as equipes enquanto a diretoria não contrata um substituto, mas se eles forem bem no cargo também podem ser promovidos para treinador principal. Mudanças de treinadores podem impactar em partidas mais diversificadas, já que os rivais vão para campo com formações diferentes e até estilos alternados. As transferências também serão alteradas, pois um novo treinador pode definir a necessidade de buscar um zagueiro ou atacante a mais para o elenco, por exemplo, ou buscar atletas que se encaixam mais em sua tática.
Simulação aprofundada, estatísticas e novas tabelas
Outro pedido da comunidade, que foi atendido pela Electronic Arts, é uma maior profundidade para ligas simuladas no Modo Carreira. Agora, antes de iniciar um save, os jogadores poderão escolher até cinco campeonatos para poder acompanhar de forma simulada, vendo detalhes como a tabela, artilheiros, melhores defesas. Também será possível revisitar esses dados de temporadas passadas, vendo quem foi o melhor goleador de um país para contratá-lo, por exemplo, ou apenas para relembrar os números dos atletas da sua equipe.
EA FC 26 possibilita que o usuário acompanhe até cinco ligas extras
Divulgação/Electronic Arts
Essas estatísticas também terão impacto no mercado de transferências, pois os olheiros fornecerão, além dos atributos dos jogadores, informações sobre o seu desempenho pela equipe atual e passadas. Também será possível visualizar a classificação potencial de cada atleta, vendo até quanto de overall ele consegue alcançar — outra função solicitada pelos usuários. As telas de classificações e tabelas dos campeonatos foram reformuladas, com abas diferentes para as pontuações de cada time e os jogos por rodada. Além disso, ao clicar em um clube específico será possível visualizar as estatísticas dos jogadores daquele elenco.
Nova tela de classificação dos campeonatos no Modo Carreira do EA FC 26
Divulgação/Electronic Arts
Eventos aleatórios durante a temporada
O Modo Carreira no EA FC 26 será mais completo com a chegada dos ‘Eventos Inesperados’, que mistura uma variedade de acontecimentos para impactar na rotina dos clubes e atletas. O usuário não terá controle sobre o que acontecerá, mas sim em como lidar com cada novo fato durante a carreira. De qualquer forma, existe um controle nas configurações para ativar ou desativar a função, além de ajustar a quantidade entre alta, média ou baixa.
Eventos aleatórios, como a venda do clube ou problemas no vestiário podem acontecer no Modo Carreira do EA FC 26
Divulgação/Electronic Arts
Em geral, são três tipos de eventos aleatórios:
Os de jogadores, como lesões ou relacionamento ruim no vestiário;
Os do clube e diretoria, como um novo dono para a equipe, interferência da diretoria no time ou bloqueio das contas com um transfer-ban;
Os da mídia, em que opiniões e acontecimentos externos podem afetar diretamente o plantel da equipe, como o vazamento dos salários do elenco, por exemplo.
Contratos, transferências e categorias de base no FC 26
As negociações de jogadores também foram melhoradas para a nova edição da franquia. Primeiro, as renovações com os atletas agora serão solicitadas pelos próprios jogadores, que podem pedir um aumento salarial, um acordo mais longo ou uma nova função no elenco. Além disso, eles também podem recusar renovar o contrato e até dar um aviso prévio que desejam ser vendidos, dando um tempo para o clube conseguir um acordo benéfico. Managers também poderão dispensar renovações, evitando tarefas para jogadores que não ficarão no clube.
Modo Carreira no EA FC 26: 10 coisas que todo fã do jogo quer ver
Brasileirão no EA FC 26? Sissi como icon? Veja principais rumores do jogo
Renovar contratos será um pouco mais complexo no EA FC 26
Divulgação/Electronic Arts
A lógica de transferências também foi alterada para que os times não acumulem várias contratações para a mesma posição no elenco, algo comum no Modo Carreira das últimas edições — às vezes, por exemplo, o Real Madrid poderia ter três centroavantes de peso e apenas um titular. O número de atletas que ficam sem contrato também será reduzido, especialmente, se ele for de alto nível, como acontece na vida real. Além disso, será possível emprestar e adquirir jogadores recém adquiridos, algo muito utilizado para desenvolver jovens talentos que chegam a um grande clube, por exemplo.
Modo Carreira no EA FC 26 ganha mudanças no mercado de transferências
Divulgação/Electronic Arts
Já as categorias de base ganham dois novos estádios para os torneios, um mais básico para times de menor orçamento, e outro maior para clubes mais ricos e da elite do futebol. Além disso, agora será possível fazer substituições em meio às partidas de Rush nos torneios juvenis, algo pedido pelos usuários no EA FC 25.
Um dos novos estádios disponíveis para as categorias de base no EA FC 26
Divulgação/Electronic Arts
Escalações, táticas e FC IQ no Modo Carreira
Outra novidade do EA FC 26 está na IA das escalações, que foi aprimorada para definir os jogadores certos em cada partida, já que era comum ver um time repetindo quase sempre os mesmos titulares independente da importância do confronto. Um jogador com overall inferior em boa fase ganhará a disputa contra quem está em fase pior, mesmo que com overall maior.
Modo Carreira no EA FC 26: Adversários melhores escalados e novas funções no FC IQ
Divulgação/Electronic Arts
O FC IQ, ferramenta tática do game apresentada na edição passada, também foi aprimorado com uma inteligência maior, permitindo que os usuários sejam mais flexíveis nas escalações. Chegam seis novas funções: Goleiro com a bola, Box crasher, Lateral invertido, Lateral, Falso 9 e Caçador. Por fim, agora, os usuários podem escalar jogadores em sua função secundária sem uma penalização no desempenho do atleta, como deveria ser — mas não era no FC 25.
Carreira de atleta: arquétipos, novas histórias de origem e treinamentos
O Modo Carreira Jogador também recebeu updates para o EA FC 26, mas com menos avanços que a versão de treinadores. A principal novidade aqui são os Arquétipos, um novo item que controla toda a evolução do personagem ao longo das temporadas — feature que também chega ao Pro Clubs. São 13 arquétipos que o usuário poderá desbloquear e evoluir ao longo da carreira, moldando os principais atributos do atleta, variando entre características, como velocidade e drible, passe e visão, finalização e cabeçada, marcação e combate, por exemplo.
Modo Carreira Atleta também ganha melhorias no EA FC 26
Divulgação/Electronic Arts
O primeiro escolhido definirá os rumos da evolução do personagem, interferindo em outros aspectos do atleta, como na relação com o técnico e a escalação e os treinamentos. Os treinos, por sua vez, também serão impactados, já que o assistente técnico sugerirá atividades relacionadas ao arquétipo que o atleta está progredindo no momento.
A criação do atleta também terá duas novas histórias de origem (totalizando quatro), incluindo uma opção para quem deseja ser um novo goleiro talentoso começando sua vida no futebol. Esses modelos de história também são integrados aos arquétipos do personagem e aos posts e notícias das mídias sociais do game, produzindo uma profundidade maior para cada história. Mesmo assim, o jogador, pode optar por criar sua história de forma personalizada, ajustando os detalhes antes de iniciar o save.
Gameplay Autêntica na Carreira
A principal novidade de todo o EA Sports FC 26 é a chegada dos diferentes tipos de gameplay para cada modo do game. O Modo Carreira tem o seu foco na Gameplay Autêntica apresentada pela EA, que conta com detalhes mais realistas e focados na imersão dentro do gramado. Porém, ele também permite que o usuário alterne para a experiência Competitiva, vista em partidas online do Ultimate Team e Clubs.
EA FC 26 terá duas jogabilidades diferentes: Autêntica e Competitiva
Divulgação/Electronic Arts
Os ajustes incluem parâmetros mais próximos ao futebol real, principalmente, no que diz respeito ao posicionamento de todos os atletas em campo, seja na defesa ou ataque. Goleiros e defensores serão mais precisos, enquanto os dribles e a velocidade serão menores, como na vida real. Outra configuração está nos efeitos visuais que interferem na partida, como as animações que são mais realistas, humanas e suaves, assim como a presença de efeitos climáticos, como chuva, vento e neve.
Com informações de Electronic Arts (1 e 2)
3 dicas para economizar na hora de comprar jogos!
Veja também