Meu Ano Em Oxford: veja 7 diferenças entre o filme e o livro


O filme Meu Ano Em Oxford é um filme de romance original da Netflix, que estreou na última sexta-feira (1) baseado na obra escrita por Julia Whelan, e muitas dúvidas surgiram sobre as diferenças entre o livro e o longa. A trama segue Anna, uma estudante americana determinada que viaja até a Inglaterra para realizar seu sonho de fazer mestrado e acaba se envolvendo em um romance com um britânico. Os protagonistas são vividos por Sofia Carson (Continência ao Amor) e Corey Mylchreest (Refém), enquanto a direção é de Iain Morris (Descobrindo a Vida) e o roteiro de Allison Burnett (Outono em Nova York).
Pensando em quem teve dúvidas se o enredo adaptado é fiel ao livro, o TechTudo preparou um resumo para esclarecer os principais pontos que diferem a obra literária do longa, incluindo o final da história e informações sobre a protagonista e outros personagens importantes. Confira, a seguir, e cuidado com spoilers!
🎬 12 séries de suspense da Netflix que vão te deixar com frio na barriga
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Meu Ano Em Oxford está disponível na Netflix
Divulgação/Netflix
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Qual a história do filme Meu Ano em Oxford?
Meu Ano em Oxford é um romance baseado no livro de Julia Whelan. A trama acompanha Anna, uma estudante americana ambiciosa e determinada que sonha em conquistar uma carreira estável. Em busca desse objetivo, ela viaja até a Inglaterra para fazer mestrado na Universidade de Oxford e realizar seu sonho de estudar poesia. Lá, ela acaba conhecendo Jamie, um britânico charmoso que chama sua atenção com um questionamento, após alguns mal-entendidos. Não demora até os dois iniciarem um romance que vai marcar a vida de Anna para sempre.
Meu Ano em Oxford narra a história de Anna, uma estudante americana que se apaixona por um britânico enquanto faz seu mestrado
Divulgação/Netflix
Quem é Julia Whelan?
Conhecida como atriz e dubladora, Julia Whelan é também escritora e autora do romance que inspirou o filme da Netflix. A ideia do livro surge quando Allison Burnett, que assina a adaptação do longa, contrata Whelan para terminar a criação de um roteiro que ela havia começado. Acreditando que a história precisava ser mais longa, Whelan escreveu o romance.
Meu Ano em Oxford marca a estreia de Julia em uma produção cinematográfica, já que ela também é creditada no roteiro da adaptação ao lado de Burnett. A artista americana é conhecida por interpretar Grace Manning na série Once and Again, lançada em 1999.
Julia Whelan é a autora do romance que inspirou o filme da Netflix Meu Ano em Oxford
Reprodução/People
As diferenças entre o filme e o livro
Meu Ano em Oxford é um filme inspirado no livro de mesmo nome escrito por Julia Whelan, mas a trama é uma adaptação livre da obra original realizada por Allison Burnett (Outono em Nova York), que altera substancialmente a história da protagonista e seu histórico familiar, personagens secundários e também o desfecho da trama.
Uma das mudanças mais significativas é o nome da protagonista e sua trajetória, que no filme é apresentada como Anna De La Vega, uma jovem de Nova York, que consegue um emprego na empresa Goldman Sachs e passa uma temporada em Oxford para um curso de extensão em poesia. Seu psicológico também é diferente, já que Anna não carrega o trauma de perder o pai, que está vivo no longa.
O filme Meu Ano Em Oxford muda nome da protagonista e parte de sua história pessoal
Divulgação/Netflix
Já no livro, nossa protagonista é Eleanor Duran, uma jovem que carrega o trauma de perder o pai bem cedo. Ela é uma estudante de Ohio que vai passar um tempo em Oxford após receber uma bolsa Rhodes, antes de assumir um cargo em uma campanha política nos Estados Unidos.
O final da história também é diferente no filme em relação ao desfecho dado no livro. Na produção da Netflix a trama termina de forma trágica, enquanto na obra literária a autora deixa um final aberto, um tanto agridoce, mas bem menos traumático. Veja, a seguir, as diferenças com mais detalhes:
Diferenças entre Anna De La Vega e Eleanor Duran
Trabalhos diferentes
O pai da protagonista está vivo
Cena no barco é diferente
Diferenças entre Eddie e Oliver
Como Anna descobre que Jamie está mentindo sobre sua tese
O final é diferente no livro e no filme
Trailer de Meu Ano em Oxford
1. Diferenças entre Anna De La Vega e Eleanor Duran
No filme da Netflix, a protagonista é Anna De La Vega, uma nova-iorquina que, após se formar, consegue um emprego na Goldman Sachs e viaja para Oxford para fazer um curso de extensão em poesia. Diferente do livro, ela não enfrenta o trauma da perda do pai, que está vivo na trama.
Já na obra original, a personagem se chama Eleanor Duran, natural de Ohio, que carrega a dor de ter perdido o pai ainda jovem. Sua ida a Oxford acontece por meio de uma bolsa Rhodes, obtida em meio a uma campanha política nos Estados Unidos. Essas mudanças essencialmente refletem na relação das protagonistas com outros personagens como sua mãe e seu par romântico Jamie.
Anna De La Vega é apaixonada por poesia e não carrega o trauma de perder o pai
Divulgação/Netflix
2. Trabalhos diferentes
No filme a protagonista Anna está fazendo mestrado em poesia na Universidade de Oxford antes de retornar à cidade para trabalhar no Goldman Sachs, enquanto, no livro, a personagem principal que se chama Eleanor Duran, que passa uma temporada na universidade inglesa antes de retornar aos Estados Unidos para assumir um trabalho como consultora política de uma campanha.
3. O pai da protagonista está vivo
Diferente de Anna, que no filme tem seu pai vivo e presente na sua vida durante toda a história, a protagonista do livro precisa lidar com a perda do pai de forma precoce, que morre em um acidente de carro, trazendo traumas e prejuízos para suas relações na vida adulta.
4. Cena no barco é diferente
A cena do barco de Meu Ano em Oxford é retratada de formas distintas em cada obra e tem um peso narrativo muito oposto nas duas situações. No livro original, o momento vem carregado de intimidade e mostra Eleanor e Jamie dividindo um chocolate quente enquanto ela compartilha lembranças sobre o pai, criando um elo profundo entre os dois. Já na adaptação da Netflix, o passeio assume um tom mais leve e descontraído. No longa, Anna aparece cercada por amigos, aproveitando a navegação de forma descompromissada, sem a mesma carga emocional presente no livro.
No filme Anna aparece cercada por amigos na cena do barco, muitos deles, presentes nessa outra cena de aniversário
Divulgação/Netflix
5. Diferenças entre Eddie e Oliver
Apesar de grande parte da história de Jamie Davenport ser semelhante nas duas obras, no filme o irmão que ele perdeu de forma trágica para um câncer, se chama Eddie, enquanto na versão do livro o rapaz recebe o nome de Oliver. Além disso, a relação do personagem com Cecelia Knowles, é diferente nas duas obras. No longa ela é apenas uma namorada de Eddie, enquanto no livro os dois estavam noivos.
6. Como Anna descobre que Jamie está mentindo sobre sua tese
Na adaptação da Netflix, Anna desconfia de Jamie quando a bibliotecária Laura (Nia Anisah) comenta que ele não tem frequentado a biblioteca tanto quanto ela imaginava. Já no livro, em que a protagonista se chama Eleanor, a descoberta acontece de forma mais direta quando ela vai até a biblioteca Bodleian para surpreendê-lo e percebe que ele não está lá, apesar de afirmar que passava horas estudando no local. Em ambas as versões, a mentira esconde a doença grave de Jamie, que está sofrendo do mesmo tipo de câncer que tirou a vida de seu irmão.
No filme Meu Ano em Oxford Anna descobre que Jamie está mentindo de forma diferente do livro
Reprodução/IMDb
7. O final é diferente no livro e no filme
O desfecho de Meu Ano em Oxford apresenta mudanças significativas entre o filme da Netflix e o livro de Julia Whelan. Na obra literária, Eleanor vê Jamie superar a grave pneumonia ao participar de um ensaio clínico que prolonga sua vida, permitindo que eles realizem o sonho de viajar juntos pela Europa. Ainda assim, o romance termina de forma agridoce e melancólica quando Eleanor decide não retornar aos Estados Unidos para a campanha política, mas reconhece que ela e Jamie não estavam destinados a ficarem juntos.
Já no filme, o destino de Anna e Jamie é mais trágico e traumático. Sem participar do ensaio clínico, Jamie acaba morrendo ao lado de Anna, sem conseguir fazer a sonhada viagem. Determinada a honrar sua memória, Anna viaja sozinha pela Europa e assume o cargo de professor de poesia em Oxford, realizando alguns dos sonhos que Jamie havia compartilhado.
O filme Meu Ano em Oxford termina com uma tragédia enquanto o livro tem um final melancólico
Divulgação/Netflix
Trailer de Meu Ano em Oxford
Com informações de IMDb (1, 2), Netflix (1), People (1), Screen Rant (1) e Time (1)
🎥Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!
Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!
Mais do TechTudo
Selecionar uma imagem
Initial plugin text