A Microsoft revelou que o Xbox teve um lucro 13% superior em comparação ao último trimestre, entre o conteúdo da plataforma e os serviços presentes nela. O número surpreende, já que a companhia demitiu milhares de funcionários nos últimos meses — sob a desculpa de “reestruturar” as operações.
De acordo com a CFO da companhia, Amy Hood, o resultado foi atingido graças ao “desempenho melhor do que o esperado dos jogos first-party e do Xbox Game Pass”.
Apesar dos números altos, nem tudo são flores para o Xbox. De acordo com o relatório financeiro do 2º trimestre do ano fiscal, a receita obtida com a venda dos consoles continua a cair. Foi registrada uma queda de 22% — porém, vale notar que a própria companhia tem removido os Xbox Series das lojas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Enquanto a receita obtida pelos consoles de mesa encara uma queda, houve aumento no número de receita obtida pelos jogos. Foram tímidos 10%, mas são o bastante para alegrar os investidores e acionistas.
Xbox Game Pass dispara e bate recorde
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, compartilhou algumas conquistas e a assinatura do Xbox Game Pass esteve presente em seu discurso. De acordo com o executivo, foram quase US$ 5 bilhões em receita anual, o valor mais alto atingido desde o seu lançamento em 2017.
Ele também celebrou o sucesso de seus jogos não apenas na plataforma Xbox, mas também na sua concorrência. Ele afirma que a Microsoft é a produtora mais bem-sucedida também no PlayStation.
“Nós temos 500 milhões de usuários ativos mensais entre as plataformas e dispositivos. E agora nós somos a produtora número 1 tanto no Xbox quanto no PlayStation neste semestre, com lançamentos bem-sucedidos como Forza Horizon 5 e Oblivion Remastered”, afirma Satya Nadella.
O executivo exaltou outras franquias, como Minecraft (que bateu recorde de usuários mensais, de acordo com o CEO pode ter sido o efeito provocado pelo filme baseado no jogo) e Call of Duty.
“A franquia Call of Duty nunca foi tão forte: 50 milhões de pessoas jogaram Black Ops 6. O total de horas jogadas supera a casa dos 2 bilhões”.
Apesar de todas as conquistas, a CFO Amy Hood controlou as expectativas e afirmou que eles esperam que todos esses números caiam nos relatórios do próximo trimestre.
Além da chegada de Senua’s Saga: Hellblade II Enhanced no PS5, há grandes expectativas para o lançamento de Gears of War Reloaded (que chega ao Xbox Series, PC e PS5), Ninja Gaiden 4, The Outer Worlds 2 e o recém-anunciado Call of Duty Black Ops 7.
Leia também no Canaltech:
- Pré-venda do ROG Xbox Ally deve começar em agosto
- Xbox libera função de transmitir seu próprio jogo no PC via nuvem
- Mais potente que PS5 Pro: Xbox Magnus focará em gameplay em 4K a 120 FPS
Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.
Leia a matéria no Canaltech.