O Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês) teve na atual Saga do Multiverso um ritmo de desenvolvimento de trama um tanto quanto confusa, contudo, tudo agora tem acontecido rapidamente, rumo ao ápice em Vingadores: Doomsday, em 2026, e conclusão já com o reboot encaminhando e Vingadores: Guerras Secretas, em 2027. E um nome vem chamando atenção: o da nação fictícia Latveria.
Latveria é um microestado fictício do sudeste europeu, situado entre Hungria, Romênia e Sérvia, especialmente na região histórica da Banat. À sua fronteira sul encontra-se a também imaginária Symkaria, terra da mercenária Silver Sable, que, inicialmente, era israelense. O território é protegido por cadeias montanhosas, o que reforça seu isolamento histórico.
O país é oficialmente uma monarquia, mas vive sob ditadura absoluta de Victor von Doom, conhecido como Doutor Destino. Desde sua ascensão ao poder, eliminou parlamento e eleições, exercendo controle total. A capital, originalmente chamada Hassenstadt, foi renomeada Doomstadt em sua homenagem.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Destino proclamou um feriado nacional chamado “Dia de Doom”, fundando sua nova ordem segundo o aniversário de sua mãe. A cultura latveriana é permeada por um culto à personalidade: expressões cotidianas, como despedidas, são normatizadas para honrar Doom e o uso de termos positivos sobre seus adversários, como Reed Richards, é punido com severidade, inclusive a morte.
Com cerca de 500 mil habitantes, a nação abriga uma população etnicamente diversa: europeus centrais, romani (especialmente o clã Zefiro), e outras etnias do leste europeu. Os idiomas oficiais incluem o latveriano (um dialeto do húngaro), além do alemão e romani. A moeda é o franco latveriano.
Potência tecnológica que rivaliza com Wakanda
Doom transformou Latveria em uma potência tecnológica e exportadora de tecnologia obsoleta: patentes de robôs e invenções ultrapassadas são vendidas, enquanto a elite moderna permanece sob controle total. Os ativos de Destino incluem uma estrutura que chega a rivalizar com Wakanda, conhecida nação do Pantera Negra.
Apesar do território compacto, Latveria destaca-se pelo avanço tecnológico com escudos energéticos, sistemas de porte temporal e teletransporte; vigilância onipresente e patrulha de Doombots (robôs idênticos a Doom), que garantem a ordem interna e eliminam dissidência antes que se manifeste.
Doom usa ciência e magia em igual medida para manter sua hegemonia e consolidar o regime. Na atual saga One World Under Doom, Destino unifica o planeta como United Latveria, criando um estado global com assistência social universal, educação e saúde, provocando resistência de heróis como os Vingadores.
No Universo Ultimate (Terra‑1610 ou Terra‑6160), Latveria evolui de um país pobre para uma nação ultra-tecnológica, com integração global, controle político e participação em governos regionais — um reflexo da visão Reed Richards maligno conhecido como O Criador, que impõe uma nova ordem mundial.
Latveria no MCU
A nação de Doom ainda não apareceu em toda sua glória no MCU, mas há várias referências, menções e teorias que confirmam a presença da nação controlada pelo Doutor Destino nas telonas e nas telinhas.
Na série Cavaleiro da Lua, há indícios de uma uma vila nos arredores de um castelo com atmosfera visual e linguística reminiscentes de Latveria, o que gerou especulação de que o país já foi “mostrado” no Disney+, mesmo sem menção direta ao nome.
Em Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, a trama menciona diretamente a Latveria como país natal de Victor von Doom. A cena pós-créditos sugere também a nação de Destino com uma placa vista em uma cena em referência ao povo latveriano.
Bem, e se Vingadores: Doomsday tem esse nome, tenha certeza absoluta de que a Latveria será representada, citada e até uma grande importância no enredo´do filme.
Latveria personifica a convergência entre poder absoluto e alta tecnologia, com o ícone Doutor Destino como monarca supremo. No MCU, sua presença ainda se faz por referências e simbolismo, mas tudo indica que seu protagonismo está apenas começando.
Leia mais:
- Universo Marvel: o que o Doutor Destino esconde sob sua máscara?
- Doutor Destino inventa feitiço e muda regras da magia do Universo Marvel
- 5 proezas vilanescas do Doutor Destino nos quadrinhos
Leia a matéria no Canaltech.