Jogos em UE4 e ray tracing apresentam stutter severos em GPUs de última geração

Publicações recentes feitas nas redes sociais denunciam graves problemas de desempenho em jogos feitos em Unreal Engine 4 com as GPUs Radeon RX 9000. Mas, segundo testes do canal Tech Yes City, isso não é exclusivo das placas de vídeo da AMD, afetando também as Intel Arc e até mesmo as GeForce RTX 50, principalmente quando o ray tracing entra em ação.

O problema não só é discutido pela comunidade, como também já foi exemplificado por canais como Digital Foundry e Ancient Gameplays. Baseado nisso, o Tech Yes City resolveu dar uma investigada extra na situação e concluiu que existe um dedo da NVIDIA em como a UE4 funciona com ray tracing. Vamos entender.

GPUs e jogos usados nos testes

Para os testes, o canal usou o primeiro Hellblade e The Ascent, dois games que usam uma variante da UE4 com contribuição da NVIDIA na parte de efeitos com ray tracing. As GPUs usadas foram a Radeon RX 9070, Arc B580 e GeForce RTX 5070, e todas apresentaram algum tipo de problema.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Rodando os jogos normalmente, sem RT, foi encontrando stuttering severos, derrubando as mínimas, tanto 1% low quanto 0,1%, para 0 FPS. Ou seja, travadas de milissegundos, ou até mais, acontecem com certa frequência nesses games.

Porém a situação piora consideravelmente quanto ray tracing é ativado. Não só os stuttering pioram, como o desempenho cai consideravelmente, quase 70%, nas GPUs testadas, o que é muito mais do que a queda de desempenho comum em jogos otimizados ao ativar esse tipo de efeito.

UE4 com contribuição da NVIDIA seria o problema?

O problema mesmo está na variação da Unreal Engine 4 usada nesses jogos, segundo o Tech Yes City. Em vez do DXR na implementação de ray tracing, foi usado NvRTX, que beneficia placas de vídeo da NVIDIA, causando uma desvantagem nas GPUs da AMD e Intel por questões de otimizações específicas a nível de hardware. Mas, mesmo em um cenário de vantagem para o Time Verde, até a RTX 5070 sofre nesse aspecto, como mostra o vídeo.

Em The Ascent, por exemplo, a RTX 5070 registrou queda de FPS médio de 184 FPS com o game sem ray tracing, para 73 FPS com os efeitos ligados. Além disso, o jogo rodando em uma GPU da NVIDIA apresenta uma barra preta no topo da tela, algo que só é eliminado ao ativar o DLSS, problema um tanto incomum. O canal ainda fez testes em Hellblade 2, que usa Unreal Engine 5, e o problema de travamentos não acontece.

Infelizmente, o Tech Yes City não fez testes com jogos feitos na Unreal Engine 4 original, sem as alterações feitas pela NVIDIA. Então não sabemos se esse problema é algo do motor gráfico da Epic Games, ou da variante da engine. Parece que é algo que ainda segue sendo investigado.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.